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Documento Aptidão Física, Composição Corporal e Densidade Mineral Óssea em Mulheres Africanas Pós-menopausicas de Zonas Rurais e Urbanas de Moçambique(2009) Daca, Timóteo Salvador LucasA osteoporose é uma doença que afecta os ossos com repercussões para a saúde pública e que se caracteriza pela perca de densidade mineral óssea (DMO) e atinge com particular incidência o sexo feminino, principalmente após a menopausa. Os factores determinantes da osteoporose são múltiplos e complexos Entre eles se encontram a composição corporal, o sedentarismo e a aptidão física, factores que foram seleccionados para o presente trabalho. A escassez de estudos em África e a inexistência em Moçambique constituiu a motivação essencial deste trabalho. O objectivo central do estudo foi de estudar os factores associados a osteoporose (composição corporal e condição física), de mulheres Moçambicanas de zonas rurais e urbanas em idade pós_menopausa. A dissertação está apresentada em 6 secções nomeadamente (1) a Introdução ao problema, (2) Revisão da literatura, (3) Material e Métodos, (4) Apresentação dos resultados (5) Discussão dos resultados e (6) Conclusões gerais. A revisão de literatura foi realizada com o objectivo de sistematizar a informação existente, dentro e fora da África. Desta revisão ficou evidente a escassez de estudos na população Africana o que condicionou o volume de informação sobre o assunto. Esta escassez está associada a exigências técnicas e financeiras do diagnóstico da osteoporose, o que condiciona o estudo da prevalência epidemiológica em todo o mundo. De uma forma geral os estudos que envolveram negros e brancos, não necessariamente de África, têm demonstrado valores superiores de DMO nos primeiros. As razões para tal vantagens ainda não estão identificadas. A literatura recomenda cuidados na generalização destas observações em função de elevadas limitações metodológicas. A literatura descreve as mulheres Africanas como tendo menopausa precoce, relativamente a mulheres de outros continentes, associada, entre outros factores, aos curtos intervalos de partos. Apesar deste fenómeno se constituir como factor de risco para a osteoporose, a literatura identifica menor prevalência nas mulheres Africanas. Os factores identificados como determinantes na osteoporose, embora numerosos, não estão ainda modelados com a robustez desejada. Em particular, a associação da osteoporose com a actividade física e aptidão física, embora consensual, não apresenta ainda evidência sólida. Foi com esta informação inicial que se realizou o estudo que teve como objectivos os de (1) descrever a prevalência da osteopenia e osteoporose em mulheres Africanas pós- menopausicas de zonas rurais e urbanas de Moçambique e (2) estabelecer a relação entre a DMO, gordura corporal (GC) e aptidão física (AF) nesta população. O estudo envolveu 201 mulheres da zona urbana (95) e rural (106), todas em condição pós-menopáusica. A densitometria foi avaliada por absortometria de raio X de dupla energia (DEXA) com avaliação em várias regiões do corpo. As variáveis somáticas foram igualmente avaliadas utilizando protocolos padronizados. A Aptidão Física foi avaliada por uma Bateria de testes concebida para a faixa etária do presente estudo (Rikly & Jones, 1999). Os resultados sugeriram que as mulheres urbanas apresentam uma DMO significativamente mais elevada que as mulheres rurais, tendo a prevalência de osteoporose sido significativamente mais elevada na zona rural, onde o sobrepeso e obesidade combinados foram acentuadamente mais reduzidos (23.6%) relativamente a zona urbana (88.4%). Recorrendo a estatística multivariada, a gordura corporal revelou-se como a única variável, de entre as estudadas, com efeito significativo na DMO. Com as reservas necessárias, dadas as limitações do estudo, foi concluído que (1) a osteoporose associada ao envelhecimento é um problema de saúde pública em Moçambique e que (2) factores alimentares devem constitui-se como determinantes na maior prevalência de osteoporose nas zonas rurais impedindo eventualmente a expressão do efeito benéfico da maior actividade e condição física das mulheres dessas regiões.Documento Concepções do Corpo na Educação Física em Moçambique: Um estudo de caso com professores das escolas secundárias(2010) Pessula, Pedro António; Moreira, Wagner ; Muria, ÂngeloAo longo do tempo, conhecer o corpo significava invadi-lo em sua intimidade e, nessa invasão, era permitido manipulá-lo de todas as formas como se tratasse de uma máquina. Ao ser comparado como uma máquina, o corpo recebe uma educação que considera apenas o seu aspecto mecânico, desprovido de sentimentos, emoções e desejos o que significa o não reconhecimento da intencionalidade do movimento humano. Esta concepção do corpo tem influências na área de Educação Física, visto que, a ideia de corpo fragmentado, corpo considerado como um objecto passível de ser manipulado, de ser dividido em partes para um processo analítico está presente nas nossas aulas. Fundamentamos este nosso argumento, o facto dos conteúdos de Educação Física serem repetições mecânicas de gestos e movimentos desportivos que consideravam apenas os parâmetros físicos em detrimento dos aspectos afectivos, sociais, cognitivos e culturais. No nosso estudo, pretendemos reflectir sobre as concepções do corpo dos professores de Educação Física e o trabalho com o corpo do aluno durante a sua acção pedagógica. Para alcançar os nossos propósitos, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque na abordagem fenomenológica para entendermos as concepções de corpo e sua relação com a acção pedagógica na Educação Física em Moçambique. A pesquisa bibliográfica foi efectuada para compor a matriz teórica sobre o corpo, corpo e educação física, corporeidade e formação de professores. Os programas da disciplina de Educação Física e dos cursos de formação, forma analisados através da pesquisa documental para verificarmos como é tratado o corpo. A pesquisa de campo foi com base nas entrevistas aos professores de Educação Física e a observação das aulas. O estudo foi realizado em 10 escolas secundárias envolvendo 18 professores. Os discursos dos professores foram analisados com base na análise de conteúdo, com base na técnica de elaboração e análise de unidades de significado, adaptado e validado para Educação Física por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados do nosso estudo mostram que os professores, entendem o corpo na perspectiva anatómica (44,4%), corpo como máquina (38,9%), corpo e alma (16,7%), corpo como um todo (11,1%) e corpo objecto de rendimento (5,6%). Em relação à acção pedagógica, os professores afirmaram trabalhar com o corpo na perspectiva de rendimento (50,0%), saúde (44,4%), lazer (16, 7%), estética (11,1%) e corpo dócil (5,6%). Face a estes resultados, concluímos que os professores concebem o corpo na perspectiva biológica e mecanicista e trabalham com o corpo do aluno de forma fragmentada, procurando atingir o melhor rendimento e perspectiva boa saúde.Documento ANÁLISE DA EFICÁCIA DOS SISTEMAS DEFENSIVOS FACE AOS SISTEMAS OFENSIVOS DAS EQUIPAS DE ANDEBOL SENIORES MASCULINAS E FEMININAS, NO CAMPEONATO NACIONAL 2015(2015) Cossa, Fernando do Rosário David; Gaziano, Alberto da Conceição LibertoO objectivo do presente estudo foi de analisar a eficácia dos sistemas defensivos face aos sistemas ofensivos, implementados pelas equipas seniores masculinos e femininas no campeonato nacional de andebol em Moçambique, edição 2015. O certame decorreu na cidade de Maputo no período de 14 a 21 de Dezembro de 2015, no pavilhão do Clube dos Desportos da Maxaquene e no salão do Instituto de Formação de Professores. Estiveram presentes 7 equipas em masculinos e 5 em femininas realizando 21 e 15 jogos respectivamente. A amostra foi constituída por 20 jogos observados, dos quais 10 em masculinos e 10 em femininos, para a recolha de dados recorremos a uma ficha de observação de jogos elaborada por Graziano (1990). Para análise de dados, recorremos a regra 3 simples para achamos a percentagem da eficácia defensiva. Os principais resultados encontrados foram: i) os sistemas defensivos 6:0, 5:1, 4:2, e 3:3 foram mais utilizados pelas equipas masculinas e femininas, ii) em ambos sexos foi notória a eficácia do sistema defensivo 5:1 face ao sistema ofensivo 3:3 com percentagens de 40% femininos e 42% em masculinos, e o sistema defensivo 6:0 foi eficaz face ao sistema ofensivo 4:2 com 20% em femininos e 25% em masculinos, iii) os masculinos apresentaram percentagens superiores comparativamente aos femininos, em todas acções observadas, julgamos que esta diferença deve-se a compleição física e ritmo do jogo levado a cabo pelos masculinos.Documento Analise Cinemática da Corrida de 100 Metros Rasos no Atletismo: Um estudo realizado com Atletasda Cidade de Maputo - Moçambique(2016) Machanguana, Ercilio Armindo; Graziano, AlbertoO objectivo deste estudo foi de analisar a cinemática da corrida na prova de 100 metros rasos no atletismo em atletas federados pertecentes aos clubes da cidade de Maputo. A amostra foi constituida por 10 atletas velocistas, dos quais 5 mulheres e 5 homens seniores, pertecentes a vários clubes da Cidade de Maputo. O estudo é de caracter descritivo transversal e exploratório. Ao nivel de tratamento estatistico dos resultados foi realizada uma análise exploratória dos dados, com recurso aos metódos gráficos "caixa de bigodes" para identificação de outliers, ao procedimento de kolmogorov- Smirnov para testar a normalidade da destribuição. Foi também realizada uma analise descrtiva de todas as variáveis em estudo, através dos valores da média e do desvio- padrão. A partir dos valores médios de cada individuo foram determinados os valores médios e respectivo desvio padrão de cada grupo de estudo para cada variável estudada. O significado estatístico das diferenças das médias entre os grupos foi testado com recurso ao teste não parâmetrico. U de Mann-Whitney e utilizou-se o coeficiente de correlação de Person, para examinar as relações existentes entre as variáveis, recorreu-se aos programas Excel e SPSS versão 20 e o nível de significância foi fixado em 50%. A relação estátistica inversa entre a velocidade e a aceleração encontrada, foi bastante significativa no grupo masculino (-0.922), contrariamente ao grupo feminino, que foi bastante fraca (-0.120). Dentre os resultados podem se destacar os dois grupos os dois grupos de estudos. Com relação entre a aceleração e a potência, estavam significativamente associados (0.999 e 0.999). Não foi encontrada, também nos dois grupos de estudo uma relação significativa entre a aceleração e o tempo, nomeadamente (0.144 e 0.156 para o grupo masculino e feminino, respectivamente). Com relação à velocidade e o tempo, apenas no grupo feminino se verificou uma relação significativa (0.617). No grupo masculino, a relação foi inversa e muito fraca (-0.01966).Documento Influência de Aulas Práticas nos alunos do Ensino Secundário em Disciplinas Profissionalizantes: Caso da Escola Secundária de Nkhobe (2017-2019)(Universidade Pedagógica de Maputo, 2017) Monjane, Virgílio JaimeO presente trabalho aborda o tema ―Influência de Aulas Práticas nos alunos do Ensino Secundário em Disciplinas Profissionalizantes: Caso da Escola Secundária de Khobe (2017- 2019) e tem como objetivo Analisar as causas de ausência de aulas práticas no ensino secundário em disciplinas profissionalizantes na Escola Secundária de Khobe. Aulas práticas são de extrema importância para o aprendizado do aluno, pois, como se sabe, potencializam a fixação do conhecimento. Os alunos não conseguem se apoderar de um conhecimento eficaz quando nos apropriamos apenas de aulas ministradas com base na transmissão e memorização de conteúdo. A prática efetiva a teoria aprendida em sala de aula fazendo com que os alunos construam um conhecimento significativo.Diante de tantas informações novas e que requerem um melhor entendimento de alguns saberes mais aprofundados, propõe-se aulas práticas como ferramenta facilitadora do aprendizado. Actualmente, as disciplinas profissionalizantes não contam com material didático de suporte para aulas práticas, assim, a confecção de uma coletânea de aulas práticas de diferentes disciplinas profissionalizantes, apresenta-se como uma proposta para incentivar e estimular os alunos a apreenderem mais conceitos nas aulas destas.Documento Concepção e proposta de implementação de um Sistema para Gestão de Registo de Matricula de Aeronaves. Caso de estudo: Instituto de Aviação de Moçambique(2017) Cossa, Alfredo Albino; Maxlhaieie, Armando ElísioO registo de aeronaves é um processo deveras importante na gestão de actividades aéreas no nosso país. O processo é feito de forma manual e permite a flexibilização do processo de reserva de matrículas porém existe a necessidade de se informatizar o processo de modo a torna-lo mais célere. O Instituto de Aviação Civil de Moçambique é o órgão regulador e responsável pela gestão de todos aspectos relacionados as actividades aéreas no país e foi onde o presente trabalho foi feito. A concepção e proposta de implementação de um modelo de Sistema de informação para a gestão de registo de matricula de aeronaves são o objectivo principal deste trabalho.Documento Impacto Ambiental na Construção de Edifícios Habitacionais e sua Sustentabilidade na Cidade de Maputo no período de 2018 até 2022 Estudo de Caso: Edifícios Habitacionais no Bairro de Chamanculo C(Universidade Pedagógica de Maputo, 2018) Maçicame, Adérito Manuel; Timba, Jaime EduardoNesta monografia intitulada “Impacto Ambiental na Construção de Edifícios Habitacionais e sua Sustentabilidade na Cidade de Maputo no periodo de 2018 até 2022” Estudo de Caso: Edifícios Habitacionais no Bairro de Chamanculo C. O signatário, procura analisar as práticas da construção de edifícios nos últimos cinco anos na Cidade de Maputo e a sua implementação do ponto de vista da sustentabilidade bem como a preservação do meio ambiente. Com vista a alcançar os objectivos pretendidos, o trabalho teve como base a pesquisa exploratória por meio de consultas a profissionais com experiência na área de construção civil, consulta bibliográfica, legislação, regulamentação técnica e artigos disponíveis na internet, que visavam obter informações acerca da construção sustentável na Cidade de Maputo. Entende-se que haja uma grande responsabilidade na construção de edifícios e sua sustentabilidade e o impacto que essa mesma construção cria ao ambiente, de forma que seja garantida o conceito de sustentabilidade nos edifícios, visto que a construção de edifícios sem a observância da sustentabilidade tem um grande impacto ambiental em qualquer sociedade e em particular na Cidade de Maputo e que nos últimos cinco anos tem registado crescimento significativo do número dos edifícios. Nos últimos cinco anos, na indústria de construção de edifícios, tem-se verificado uma proliferação de empreiteiros que na sua maioria não tem observados técnicas e ferramentas sustentáveis para as respectivas construções, perigando desta forma o ambiente em que estas obras são erguidas. Assim, o signatário, pretende que esta abordagem, tenha o sentido de consciencializar todos os envolvidos na edificação de obras, que existe uma necessidade de observar todas as regras emanadas tanto nas regras de construção bem como na legislação em vigor no país, a preservação do meio ambiente a quando e depois das referidas obras. Um edifício sustentável é aquele cujo processo de construção considerou o equilíbrio entre a capacidade que a natureza tem de gerar recursos e absorver resíduos sem exaustão e minimizando os impactos ambientais.Documento Impacto socioeconómico dos grupos de poupança e crédito rotativo nos produtores de milho - Caso do Distrito de Marracuene (2019 – 2021).(Universidade Pedagógica de Maputo, 2019) Mangane, Raúl Matias; Daudo, Hussene HajiTendo em vista que os Grupos de Poupança e Crédito Rotativo podem desempenhar um papel fundamental no fortalecimento da economia de um Distrito/localidade, especialmente em áreas rurais onde a agricultura é uma actividade central, pesquisou-se sobre o impacto socioeconómico dos grupos de poupança e crédito rotativo nos produtores de milho – caso do Distrito de Marracuene (2019 - 2021). Para tanto foi necessário (i) descrever o funcionamento dos grupos de poupança e crédito rotativo; (ii) identificar as actividades mais investidas com os créditos obtidos e (iii) analisar as mudanças verificadas após a entrada nos grupos de poupança e crédito rotativo. Realizou-se, então, uma pesquisa com o uso da abordagem qualitativa e quantitativa, tendo sido inqueridos 100 integrantes dos Grupos de Poupança e Crédito Rotativo existentes no Distrito e entrevistado um técnico afecto ao Serviço Distrital de Actividades Económicas de Marracuene que assiste os grupos ali existentes. Diante disso, verificou-se que quanto ao funcionamento os resultados mostraram que os grupos de poupança e crédito rotativo tem um ciclo de poupança de 12 meses, os encontros são realizados mensalmente, cujo valor mínimo de poupança varia entre 10 a 100 meticais (dependendo da capacidade de cada integrante) sendo que os empréstimos são de curto prazo (3 meses) e a taxa aplicada aos empréstimos é de 10%; quanto as actividades mais investidas, 78% dos inqueridos investiram em actividades agrárias (é o componente dominante dos investimentos) representando uma parcela significativa dos recursos disponíveis indicando um forte compromisso com o sector agrícola, especialmente a produção de milho e quanto as mudanças verificadas após a entrada nos grupos de poupança e crédito rotativo os produtores de milho conseguiram melhorar a sua habitação e ter acesso aos serviços de saúde e ensino, o que impõe a constatação de que os grupos de poupança e crédito rotativo nos produtores de milho do Distrito de Marracuene, localidade de Ngalunde têm um impacto socioeconómico positivo.Documento A adaptação as inundações no Bairro da Mafalala, Município da Cidade de Maputo(2019) Abrão, Virgílio; Dgedge, Gustavo SobrinhoO objectivo geral foi de analisar as formas de adaptação a inundação no Bairro da Mafalala, sendo os objectivos específicos os seguintes: caracterizar o Bairro da Mafalala; identificar as áreas inundáveis do bairro; descrever o processo de inundações no Bairro da Mafalala; caracterizar o impacto das inundações; explicar as estratégias de adaptação e inundação urbana e suburbana; mencionar algumas medidas de mitigação face a problemática das enchentes de água no bairro. Baseou-se na revisão documental e bibliográfica, trabalho de campo com observação directa e entrevistas, tendo se concluído que o Bairro possui alguns alguns quarteirões com problemas crónicos, onde qualquer ocorrência de precipitação os mesmos, alagam-se chegando a impedir a transitabilidade da população. Tais inundações, não tem sido suficientemente escoadas pelas valas existentes no bairro, ficando a água estagnada nas ruas e becos do bairro, por várias semanas, situação esta que se agrava na época chuvosa. Recomenda-se uma maior participação a nível sócio-político, de modo que as populações residentes no bairro, possam encontrar soluções práticas, de modo a eliminar ou minimizar o problema em causa. Uma dessas soluções poderia ser o desenvolvimento de trabalhos de requalificação do bairro e apostar em construções verticais.Documento Desafios e Estratégias Educacionais de Ensino de Agro-pecuária em contexto de Pandemia da COVID-19 Caso de Estudo: Instituto Agrário de Boane no Período de 2020- 2021(Universidade Pedagógica de Maputo, 2020) Sérgio, Márcia da Conceição; Ofiço, Arnaldo VitorinoO presente trabalho foi realizado com o objectivo de avaliar as estratégias de ensino de Agro-pecuária implementadas em contexto de pandemia da COVID-19 no Instituto Agrário de Boane. Olhando as estratégias de ensino e aprendizagem implementadas no decurso das sessões, as dificuldades e os desafios enfrentados. Para tal, recorreu-se a metodologia da abordagem mista e pesquisa exploratória, com aplicação de questionário. Participaram na pesquisa 107 formandos do 3o ano (CV5), de ambos os sexos. Os resultados ilustram que, que 100%, possui conhecimentos sobre o uso de recursos tecnológicos. Entretanto, apresentaram como dificuldades a tais como a falta de meios e de condições financeiros para o cumprimento das actividades, verificou-se ainda que os formandos nem sempre possuem acesso aos equipamentos como o computador (57,66%) e o celular smartphone (13%) de forma individualizada, e o acesso à internet. Deste modo pode-se concluir que o IAB, teve dificuldades como a falta de sala de sessões para turmas de 20-25 formandos e o desafio de acompanhamento dos formandos na modalidade virtual, uma vez que nem todos os formandos tinham acesso a meios tecnológicos, levando ao difícil cumprimento das actividades de PEA programadas para o ano 2021.Documento Avaliação de Aprendizagem em meio a Pandemia da Covid-19: Caso da Escola Comunitária Santa Montanha (2020-2021)(Universidade Pedagógica de Maputo, 2020) Abdala, José António; Neuara, Cassimo JaimeA avaliação da aprendizagem antes da eclosão do vírus da pandemia da Covid-19 era feita de forma presencial e havia interacção presencial entre professor/aluno. Com a eclosão de pandemia da Covid-19, varias medidas foram implementadas para a prevenção da Covid-19 em todos sectores. Na educação, com vista evitar a perda do ano lectivo escolar, implementou-se o ensino remoto, porém, para a realização das avaliações nesse ensino, os alunos devem dispor de dispositivo que permita realizar avaliação em tempo real. Uma vez que a avaliação é um importante instrumento que pode determinar o sucesso e o fracasso dos alunos. O presente estudo procura compreender como os professores tem avaliado os seus alunos neste período em que as aulas passaram a ser leccionadas de forma remota por conta da Covid-19, e descrever os impactos do ensino remoto na avaliação da aprendizagem dos alunos. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, com técnica de entrevista e questionário para a recolha de dados, realizado com 21 professores e alunos da Escola Comunitária Santa Montanha. Na Escola Comunitária Santa Montanha, ao nível dos alunos, as aulas virtuais aprofundaram as desigualdades e diferenças sócio económicas, as quais se caracterizam l ê á l f í TI ’ (MIN , 2012). Diante disso, muitos alunos não conseguiram a cessar os materiais didácticos e acompanhar todas as aulas remotamente e por consequência disso muitos professores não tiveram um bom desempenho nessas plataformas mediáticas. Nesta contexto, este estudo procura reflectir se realmente as avaliações realizadas no ensino virtual, estão ou não caminhando em direcção à reflexão dos resultados alcançados, tanto em relação aos conhecimentos dos alunos quanto ao desenvolvimento profissional dos professores. Com os dados colectados foi constatado que devido a pandemia, os alunos regrediram muito no processo de aprendizagem, devido a carência de acesso a meios tecnológicos, e a ausência do contacto entre professor e aluno. Estas situações diminuem a concentração dos alunos durante a realização da avaliação, contribuindo assim na qualidade da avaliação. Diante disso os professores entrevistados mostraram que eles não tiveram autonomia, junto dos alunos para escolher as melhores formas de avaliar, tendo em vista a realidade vivenciada.Documento Efeito da covid-19 na produção de frangos de corte no Distrito de Boane: Estudo de caso, Boane km16 (época de Março á Dezembro de 2020)(Universidade Pedagógica de Maputo, 2020) Meque, Assíria José; Moiane, JustinoA carne de frango é muito apreciada é responsável por mais de 30% do total de proteína animal consumida no mundo. Em Moçambique, a criação de frango é uma actividade vital por ser uma das principais fontes de proteína animal. O presente estudo teve como objectivo avaliar o efeito da Covid-19 na produção de frango de corte no distrito de Boane (Época de Março á Dezembro de 2020). Para o alcance do efeito, pautou-se pela abordagem de pesquisa intencional, colhendo-se os dados através do questionário e a entrevista previamente elaborada, dirigida a um total de 30 criadores de frango de corte pertencentes a Associação União dos Camponeses (UC) do Distrito de Boane klm16, com mais de 2 anos de experiência na actividade. Foi usada uma amostragem não probabilística que foi analisada através do SPSS. Os resultados do estudo demostram que os criadores tiveram que procurar meios alternativos pra a comercialização do frango devido as implicações da COVID-19 que afectaram as suas actividades, como a dificuldade de trabalhar normalmente assim como na aquisição de insumos, redução da mão-de-obra, adoecimento de pessoas, risco consequente de redução da renda, onde 63,33% dos criadores optaram por usar o método de venda no local e 36,67% dos criadores vendeu por encomendas o frango com vista a obter os lucros durante a pandemia. Com as restrições na livre circulação e comercialização de produtos o custo durante o período da pandemia dos insumos incluindo rações, medicamentos e insumos foi elevado afirmaram 76,67% dos criadores, consequentemente afectou a renda dos mesmos na Associação. Conclui- se que durante o período da pandemia da COVID-19 o custo de vida foi elevado e significativamente a renda familiar alterou negativamente. O estudo claramente indica que houve dificuldades para adquirir insumos, produzir e posterior comercializar o frango, consequentemente a renda familiar reduziu, os preços eram elevados durante a pandemia da COVID-19, e a maioria dos inqueridos não recebeu apoio por parte do governo.Documento Mudanças no Uso e Cobertura do Solo na Planície de Inundação do Rio Namacula-Cidade de(2020) Rafael, Rodrigues Simão; Ombe, Zacarias AlexandreAo dr. Bandawe pelo apoio na tradução do resumo deste trabalho, do português para inglês; De igual modo, expresso o meu profundo agradecimento a todas as pessoas que não foram mencionadas, mas que, de forma directa ou indirecta, partilharam comigo esta aventura com momentos de angústia, exaustão, felicidade e mais importante de superação e aprendizagem académica. Os meus sinceros agradecimentos. PageNumber 12 - xiii Resumo O crescimento da população urbana tem demandado maior procura de áreas para a materialização das actividades com maior enfoque para habitação e a implantação de infraestruturas sociais e económicas. O presente estudo, intitulado ‘Mudanças no Uso e Cobertura do Solo’, objectivou analisar a dinâmica de uso e cobertura do solo na Planície de Inundação do Rio Namacula, cidade de Lichinga, especificamente, consistiu em caracterizar as tendências de uso e cobertura do solo; identificar os factores directos e indirectos; assim como, determinar os impactos destacáveis da mudança no uso e cobertura do solo. Os métodos utilizados neste trabalho basearam-se em uma combinação de operações de gabinete e de campo, quanto à natureza, a pesquisa é quali-quanti, segundo a finalidade é pura ou básica, de acordo com os objectivos é exploratória e quanto à abordagem é indutiva. A observação directa e o inquérito constituirão técnicas de recolha de dados, coadjuvados pela máquina fotográfica e guião de entrevista. Com a aplicação destes instrumentos, foi possível evidenciar que, o processo de ocupação da planície de inundação do rio Namacula é novo e que os determinantes da tal ocupação, estão relacionados com o baixo rendimento da maior parte das famílias e o facto de esta planície estar localizada nas proximidades dos locais de provisão de serviços sociais e económicos. O estudo evidenciou que: o processo que está a ocorrer na planície de inundação do rio Namacula, caracteriza-se por ser uma conversão, pois, no passado, o uso predominante do solo era agrícola, mas o uso actual mais saliente é habitacional, isto é, há uma mudança da classe de ocupação do solo para outra classe (agricultura para habitação). De igual modo, o crescimento natural da população e o êxodo rural, associado com os aspectos socioeconómicos, políticos e acessibilidade constituem os principais determinantes da mudança do uso e cobertura do solo. A ocorrência de forma mais frequente e com maior intensidade de cheias, inundações, poluição hídrica e do solo, figuram os impactos mais destacáveis na planície de inundação do rio Namacula, na cidade de Lichinga.Documento Avaliação da Qualidade da Água do Rio Umbelúzi – Distrito de Boane(2020) Machava, Sérgio Luís; Bandeira, BenjamimOs recursos de água doce estão cada vez mais sujeitos à poluição devido ao aumento acelerado da população humana, acompanhada de urbanização, industrialização e aumento da demanda por alimentos. Consequentemente, a qualidade da água doce e a estrutura e função dos ecossistemas aquáticos estão sendo severamente prejudicadas. A manutenção da qualidade da água e sua disponibilidade é realizada por acções de monitoramento permanente, avaliando os principais parâmetros da qualidade através dos Índices de Qualidade de Água (IQA). Este estudo teve como objectivo avaliar a qualidade ambiental da água do rio Umbelúzi, utilizando os parâmetros físico- químicos e microbiológicos e classificar a qualidade da água do rio Umbelúzi, através do Índice de Qualidade da água. A coleta de amostras de água, foi realizada ao longo do rio Umbelúzi, na época seca e chuvosa, sendo que a coleta no tempo chuvoso decorreu de Outubro a Dezembro de 2017 e no Mês de Outubro de 2018. Na época seca a colheita decorreu de Maio a Setembro de 2018. Foram realizadas 14 campanhas de coleta de amostras, constituindo 56 amostras, sendo 36 amostras realizadas na época seca e 20 na época chuvosa. Foram alisados os seguintes parâmetros: Temperatura, pH, turbidez, condutividade, oxigênio dissolvido, sólidos totais, fósforo total, nitratos, nitritos, Amoníaco, coliformes totais e fecais, e Escherichia Coli. Os resultados obtidos demonstram que a água do rio Umbelúzi está poluída, sendo que os valores apresentados tanto na época seca, bem como na época chuvosa, indicam que o Índice da Qualidade da água do rio Umbelúzi é considerada de Mau, (25 < IQA ≤50). Esta situação pode estar relacionada com o aumento de actividades antrópicas, crescimento urbano, intensa actividade agrícola (produção de banana e frutícolas), e a exploração mineira.Documento Validade concorrente de dois métodos de avaliação de Actividade Física na população residente na cidade de Maputo(2020) Uate, Jorge Alberto Croniel; Prista, AntónioIntrodução: A busca dos métodos eficazes para avaliar AF num contexto populacional, tem sido uma grande preocupação dos pesquisadores que dão importância para desenvolver instrumentos que sejam acessíveis do ponto de vista de custo, facilidade, aplicação e abrangência. Objectivo: Avaliar a fiabilidade e validade concorrente entre dois métodos de avaliação da actividade física (AF) na população de cidade de Maputo. Metodologia: Cento e oitenta indivíduos residentes num bairro peri urbano de Maputo todos assintomáticos, com idades compreendidas entre os 15 e 64 anos sendo 73do sexo masculino e 107 do sexo femininos, seleccionados aleatoriamente de entre (282) agregados familiares num total de oitocentos e quarenta e três (843) indivíduos dum estudo de vigilância epidemiológica. Os sujeitos usaram durante 7 dias consecutivos e simultaneamente um pedómetro (PED) (versão 1-866-342-2328) e um Acelerómetro (ACEL) (Actigraph modelo activelife 6.1.1). Os aparelhos foram colocados ao nível da cintura pélvica. Resultados: Em media o PED registou mais passos (PED=7095,3 ± 4084,2; Acel=4910,9±3444,2;p=0,000) e menos tempo em Actividade Física Moderada e Vigorosa (AFMV) (PED=24,26±24,93 ACEL=29,13±25,89±25,89; p=0,000). A concordância foi em passo foi 85% e no tempo de AFMV de66%) sendo o coeficiente de correlação intraclasse de r =0,78 e 0,60 para a medida dos passos e do tempo em AFMV respectivamente. Conclusões: A comparação dos valores em passos e tempo em AFMV foram significativamente diferentes sendo a medida dos passos superior no PED e da AFMV no acelerómetro.Documento Estudo do Crescimento Somático, Composição Corporal, Actividade Física Habitual e Aptidão Física das Crianças e Jovens em Idade Escolar Residentes na Ilha de Inhaca(2020) Nhaca, Gomes Agostinho; Daca, TimóteoINTRODUÇÃO: O projecto Variabilidade Biológica Humana (VBH) em Moçambique teve início na década 90 e os seus estudos de tendência secular sugerem que há influência genética e ambiental na explicativa do padrão do crescimento somático, actividade física habitual e aptidão física ns parte continental de Moçambique, faltando estudar a população moçambicana que vive nas ilhas. OBJECTIVO: avaliar e interpretar o estado do crescimento somático, actividade física habitual e aptidão física das crianças e jovens em idade escolar residentes na Ilha de Inhaca. MÉTODOS: O estudo abrangeu 740 crianças e jovens (378 meninos e 362 meninas) dos 6 aos 17 anos de idade. A avaliação compreendeu a antropometria, composição corporal, actividade física habitual e aptidão física. A ANOVA one-way foi utilizada para comparar as médias em função de sexo e idade, das crianças e jovens residentes de Inhaca. A ANCOVA, tendo a idade como covariável, foi utilizada para comparar os resultados dos estudos das amostras de Calanga e Maputo com os de Inhaca (2019). A análise de dados foi realizada no pacote estatístico SPSS versão 22.0 com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: As meninas apresentam maiores valores médios na maioria dos indicadores do crescimento somático e da composição corporal (p=0,001), à excepção da estatura e perímetro da cintura. Na Actividade física habitual as meninas apresentam maior coeficiente da actividade total em relação aos meninos (p=0.001). Na Aptidão física, os meninos superaram as meninas em todas as provas (p=0.001), à excepção da prova de flexibilidade. Na comparação entre a ilha e o continente, as crianças de Inhaca apresentam valores médios superiores do crescimento somático em relação a Calanga e menor em relação a Maputo (p=0.001). Na aptidão física as crianças de Inhaca superam os seus pares de Calanga na força abdominal (p=0.001) e na força dos membros superiores (p=0.001). Em relação a Maputo, a amostra de Inhaca apresenta melhores resultados na aptidão cardiorrespiratória (p=0.001). Na actividade física habitual a amostra de Inhaca apresenta coeficiente de actividade total superior aos seus pares da parte continental em ambos os sexos (p=0.001). CONCLUSÃO: Os resultados do estudo indicam que a população infantil e juvenil da Ilha de Inhaca apresenta características específicas e relevantes no crescimento, aptidão física e actividade física sugerindo um forte impacto ambiental nestes domínios.Documento Relevância de Excursão no Processo do Ensino e Aprendizagem da Geografia no âmbito da 11a. Classe, estudo do caso na escola Secundária Samora Machel em Manjacaze- Gaza(2020) Sitoe, Carlota José; Duarte, Stela Cristina MitháA Geografia como ciência, estuda o conjunto de fenómenos e formas de organizações num determinado espaço da superfície terrestre. O conhecimento e domínio deste espaço passam pelo contacto directo do investigador através da observação, identificação, reconhecimento, localização e percepção da superfície através do trabalho de campo que visa uma excursão geográfica. O objectivo da pesquisa é analisar o papel que a excursão geográfica desempenha no PEG, o contributo que a mesma traz no PEA do aluno; O trabalho, tende sugerir formas que possam facilitar a efectivação das excursões geográficas no Ensino Secundário Geral do distrito de Manjacaze. Para melhor análise, realiza- se o estudo do caso na escola secundària Samora Machel, distrito de Manjacaze. Os procedimentos metodológicos usados para auscutação e análise foram descritivos, qualitativos e quantintativos. Considerando como base os métodos: estatísticos, observção, servindo- se ainda da pesquisa documental e bibliográfica, entrevista, questionário com vista a percepção profunda do impacto de excursão no PEG. A amostra foi de 54 alunos da 11ª classe TA, acompanhados por 4 professores, o DAP, estrutura local do posto administrativo de Chidenguele. Analisa- se e discute-se a excursão geográfica como metodologia válida no ensino da disciplina de Geografia que explorada possibilita a compreensão de uma realidade complexa. O estudo mostra que a Escola Secundária Samora Machel em Manjacaze não explora esta metodologia e não aproveita os ganhos que dela provém. É de sugerir- se que, a direcção da escola por intermédio do DAP deve por sua vez, incentivar o docente de ensino da disciplina Geografia para maximizar os esforços na planificação de excursão como forma de organização de ensino. Os serviços distritais Juventude e Tecnologia devem por meio da SAP (sector de apoio pedagógico) trabalhar lado a lado com os DAPS deste nível de ensino com vista a incentiva- los na planificação e implementação das excursões no PEG.Documento Agricultura Familiar: Impacto Socioeconómico das Associações da Localidade de Mahelane distrito de Namaacha (2021-2022)(Universidade Pedagógica de Maputo, 2021) Miandica, Romana Teresa; Chitlhango, Angelina PedroNas últimas décadas, a agricultura familiar tem sido identificada como meio fundamental de organizações do sector agro pecuárias e de desenvolvimento rural, em que se premeia a sua importante contribuição e desenvolvimento para segurança alimentar e nutricional, gerando emprego e renda nas economias locais. O presente estudo tem como objectivo analisar o impacto socioeconómico das associações agrícolas na Localidade de Mahelane distrito de Namaacha. Para a concretização do estudo usou-se uma amostra no total de 23 mulheres e 37 homens totalizando 60 agricultores e um (1) Extensionista. Para a recolha de dados, recorreu- se a inquéritos dirigido aos produtores para obtenção dos dados do campo, combinou-se a técnica de observação directa. Para a análise e interpretação dos resultados recorreu-se ao pacote estatístico SPSS e do Microsoft Excel 2010, que serviu como método interpretativo do comportamento das variáveis em estudo. Os resultados obtidos apontam que em termos do perfil socioeconómico dos agricultores inqueridos na localidade de Mahelane a faixa etária predominante está entre 30 a 40 anos, 68% são do género Masculino, cerca de 58% não possuem nenhum nível de escolaridade, são na sua maioria solteiros, composto de família ampla 3 a 6 pessoas. Quanto a organização interna das associações, 53% utilizam machamba da associação, 93% afirmaram que a decisão é tomada pelos membros das associações, 65% produzem hortícolas, cereais e tubérculos, 70% da produção é destinada ao consumo e 23% ao comércio. Já sobre as transformações geradas pelas associações, 84% dos agricultores melhoraram a sua renda familiar com adesão a associação, porem ainda não há ganhos visíveis para comunidade. Assim sendo, constatou-se que a agricultura do sector familiar contribui para geração de renda, emprego e garante a disponibilidade e acesso aos alimentos e por via disso possibilita o desenvolvimento socioeconómico da localidade de Mahelane, distrito de Namaacha.Documento Oprimização da Rede de Dados da Escola Secundaria da Matola(Universidade Pedagógica de Maputo, 2021) Júnior, Eduardo Castelo Chipuale; Bila, Xavier DomingosCom o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, no que se refere a Redes de Computadores, que são considerados como uma das vias mais importantes da comunicação a nível mundial. O presente trabalho tem como vista propor uma reestruturação da Rede de Computadores da Escola Secundária da Matola na Provincia de Maputo, para poder fazer o uso da mesma com vários objectivos. Para o desenvolvimento desta proposta de reestruturação de Redes de Computadores, usou-se a Metodologia de Projectos de Redes Locais, ela apresenta quatro (4) fases nomeadamente: Levantamento de informações, Especificação de requisitos, Projecto físico e Projecto lógico. Após a proposta de reestruturação de Redes de Computadores, usando a metodologia a cima citada, seguirá a fase da implementação da mesma a Escola Secundária de Mahazine.Documento ESTUDO DA MIGRAÇÃO DA REDE CORPORATIVA IPv4 A IPv6: Estudo de caso do EXB- Servicos(Universidade Pedagógica de Maputo, 2021) Coana, Jordao Dos Santos; Licumba, FaizalCom o esgotamento de IPv4 o uso do NAT já não é mais solução, não sendo a migração, encontra-se a rede EXB Serviços com maior número de dispositivos e vários serviços, o que leva a insuficiências de endereços. O problema de partida para a realização deste trabalho é a procura de estratégias da migração da rede UPNet de protocolo de Internet versão quatro (IPv4) para protocolo de Internet versão seis (IPv6). O objectivo geral deste trabalho é analisar estratégias de migração da Rede de Protocolo de Internet versão quatro (IPv4) à versão seis (IPv6). Para a materialização da pesquisa foi, por um lado, usada a abordagem qualitativa para avaliação da Rede antes e depois da migração. Por outro lado foi usada a abordagem quantitativa para a análise de dados e, na base de pesquisas bibliográficas em materiais específicos da área de redes, livros que abordam protocolos de comunicação, também em documentos que tratam da migração de IPv4-IPv6, relatório anual da Movitel, monografias já defendidas na área de Informática com informações relacionadas ao com o tema em pesquisa e a simulação da rede antes e depois da migração. Os resultados de destaque da pesquisa são: • Um desenho e uma demonstração da gama de endereços da nova rede com IPv6. • Um desenho de estratégias de migração da Rede IPv4 para IPv6, demonstrando que a estratégia pilha dúpla e tunelamento são as principais.