Daca, TimóteoOliveira, Daniel Manuel2024-08-272024-08-272023Oliveira, D. (2023). Modelação Hierárquica Interdiscursiva dos Treinadores, no Final do Jogo, nas Modalidades de Futebol e Basquetebol em Moçambique. Universidade Pedagógica de Maputohttp://172.24.22.200:4000/handle/123456789/322INTRODUCTION: The sports coaches’ speeches are objects of reflection in academic communication not only during the game but also to team prepare their future training sessions. Communication were also been fuelled by moments of reflection on the actions presented by the players during the game, despite the fact that the coach has very limited time to be able to do a quick reflective reading at the end of each game.The study of this theme, in the sports field, is in its initial phase. OBJECTIVE: The aim of the present study was to analyse the sports coaches’ speeches, at the end of the game, in Football and Basketball in sports competitions in Mozambique. METHODS: 78 end-of-match interviews of Football and Basketball coaches available in the Radio Mozambique database were consulted. The interviews were carried out between 2019 and 2022. The sports coaches’ speeches listening form was completed by two researchers in which the independent variables were scored taking into account the frequency level of the tactical, technical, physical, mental, social, emotional and arbitration, from least frequent (1) to most frequent (5). Data were processed and analysed using the Chi-square statistical test with a 95% confidence interval. Comparisons were carried out according to the level of academic training of the coaches, type of competition, results and responsibility of the game. RESULTS: the main results indicate that the speeches aspects most included in the coaches' discourse are tactical, technical, physical and mental in relation to social, emotional and refereeing. The hosts only excel in the emotional aspects to the detriment of the visitors. The winners have a technical and mental aspect while the losers have aspects that are more physical. Those who tie the game addressed more the tactical aspects of the game. Those from the first division include tactical, physical and emotional aspects in their speeches, which differs from those from the second division, more in terms of technical, mental and social aspects. Those with a higher education level include more tactical aspects, unlike those with less education. The speeches similarity between the coaches was observed in the technical and emotional aspects. CONCLUSION: The coaches' speeches, at the end of the game, of Football and Basketball in sports competitions was modelled by sport modality, academic background, and type of competition, game result and responsibility of the game.INTRODUÇÃO: O interdiscurso formulado pelos treinadores das modalidades desportivas é objecto de reflexão sistematizada, não apenas para atender ao acto de comunicar sobre o sucedido durante o jogo, mas também de preparar a sua equipa para as futuras sessões de treino. A comunicação tem sido alimentada também por momentos de reflexão das acções apresentadas pelos seus jogadores durante o jogo, não obstante o treinador ter um tempo muito restrito de fazer uma leitura rápida no final do jogo. O estudo desta temática, no campo desportivo, está na sua fase inicial. OBJECTIVO: O objectivo do presente estudo foi de analisar o interdiscurso dos treinadores, no final do jogo, de Futebol e de Basquetebol nas competições desportivas em Moçambique. MÉTODOS: foram auscultadas 78 entrevistas do final do jogo dos treinadores de Futebol e de Basquetebol disponíveis na base de dados da Radio Moçambique. As entrevistas foram realizadas entre 2017 a 2022. A ficha de auscultação do interdiscurso dos treinadores foi preenchida por dois investigadores na qual as variáveis independentes foram pontuadas tendo em conta o nível de frequência dos aspectos táctico, técnico, físico, mental, social, emocional e arbitragem, sendo de menos frequente (1) a mais frequente (5). Os dados foram processados e analisados utilizando o teste estatístico de Qui quadrado com 95 % de intervalo de confiança. As comparações foram realizadas em função do nível de formação académica dos treinadores, tipo de competição, resultados e responsabilidade do jogo. RESULTADOS: os principais resultados indicam que os aspectos interdiscursivos mais incluídos no discurso dos treinadores são de domínio táctico, técnico, físico e mental relativamente ao social, emocional e de arbitragem. Os anfitriões apenas superam nos aspectos emocionais em detrimento dos visitantes. Os vencedores apresentaram mais aspectos técnicos e mentais enquanto os derrotados incluíram mais aspectos físicos nos seus discursos. Os que empataram abordaram mais aspectos táticos do jogo. Os da primeira divisão incluíram no seu interdiscurso mais aspectos tácticos, físicos e emocionais o que difere dos da segunda divisão, mais para aspectos técnicos, mentais e sociais. Os de nível de escolaridade superior incluem mais aspectos tácticos diferentemente dos menos escolarizados. A similaridade interdiscursiva entre os treinadores foi observada nos aspectos técnicos e emocionais. CONCLUSÃO: O interdiscurso dos treinadores, no final do jogo, de Futebol e de Basquetebol nas competições desportivas foram modelados por modalidade desportiva, formação académica, tipo de competição, resultado do jogo e responsabilidade do jogo.ptModalidade DesportivaInterdiscursoTreinadorlinguagem e ModelaçãoSportSpeech’sCoachlanguage and ModellingModelação Hierárquica Interdiscursiva dos Treinadores, no Final do Jogo, nas Modalidades de Futebol e Basquetebol em Moçambique