Mondlane, AtáliaHerculano, AdãoMassunguine, CasimiroVictorino, CarlosGune, Cláudia JovoMausse, EvilioRangel, Sheila Sitoe2025-06-182025-06-182023978-989-35800-1-1https://repositorio.up.ac.mz/handle/123456789/370Neste módulo reflcte-se sobre alguns elementos teóricos fundamentais para a implementação do construtivismo como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, consolidando a postura construtivista entre todos os intervenientes do processo de escolarização, com maior enfoque para os professores e os alunos, tendo, como focos de análise, a vertente cognitivista da ciência psicopedagógica, a concepção interaccionista e o referencial de Lev S. Vygotsky. Os modelos teóricos que visam explicar a realidade são provisórios e superáveis. Neste contexto, o construtivismo assenta em compreender a realidade humano-social, a partir do pressuposto da construção como algo incessante no ser humano. Coll (1998) regista que o construtivismo é um referencial aberto para o aprofundamento de seus próprios postulados, enriquecendo-se com as situações concretas do contexto educacional.ptConstrutivismoPrática EducativaConstrutivismo na Prática Educativa de Formação dos Formadores do Projecto TEPATEBook