Timbane, Sansão AlbinoSega, Estevão Holmen2024-08-082024-08-082022Sega, E. (2022). Uso da Realidade Aumentada nas Aulas Práticas e Laboratoriais de Química Caso de Estudo: Escola Secundária da Zona Verde. Universidade Pedagógica de Maputohttps://repositorio.up.ac.mz/handle/123456789/181ICTs for education and other fields have many advantages and make it easier for users to carry out tasks, but on the other hand, not mastering the use of technologies can be deviant. With this theme I focus on an aspect that is the insertion of ICT in education with the use of AR as an aid in the teaching-learning process in secondary schools. In this research we will have a demonstration of the potential of AR (using an Android application) in Chemistry classes to improve the teaching- learning process, making reaction simulations and presentations of some objects in 3D to make the subject more understandable. For the development of the application, I used Unity, which is a tool that allows the creation of games for several platforms and Vuforia, which is an SDK that allows the creation of AR applications, the programming language used was C# and an integrated development environment called Visual Studio. For edition of the images and 3D objects, Adobe Photoshop and Blender3d tools were used respectively. The application will serve as a teaching tool and will make the use of the cell phone in the classroom an ally.As TIC para a educação e outros campos apresentam muitas vantagens e facilitam na realização de tarefas para os utilizadores da mesma, mas por outro lado, o não domínio do uso das tecnologias pode ser desviante. Com este tema focalizo num aspecto que é a inserção das TIC na educação com o uso de RA como auxílio no PEA escolas secundárias. Nesta pesquisa teremos uma demonstração das potencialidades da RA (usando um aplicativo Androide) nas aulas de Química para melhorar o PEA, fazendo simulações de reacções e apresentações de alguns objectos em 3D para tornar a matéria mais compreensível. Para o desenvolvimento da aplicação usou-se o Unity que é uma ferramenta que possibilita a criação de jogos para várias plataformas, junto com Vuforia que é um SDK que permite a criação de aplicativos de RA, a linguagem de programação usada foi C# e Visual Studio como ambiente de desenvolvimento integrado e para edição das imagens e objectos 3D foram usadas a ferramentas Adobe Photoshop e Blender3d respectivamente. A aplicação servirá de uma ferramenta didáctica e tornará o uso do celular na sala de aulas num aliado.ptRealidade AumentadaAula Laboratorial de QuímicaUnityVuforia.Key words: Augmented RealityTeachingChemistryUnityVuforia.Uso da Realidade Aumentada nas Aulas Práticas e Laboratoriais de Química Caso de Estudo: Escola Secundária da Zona Verde