Daca, TimóteoSimango, Paulo Ussore2024-08-272024-08-272023Simango, P. (2023). O uso da Demonstração no processo da Instrução das Habilidades Motoras da Dança Tradicional Mutxongoio para crianças e jovens da Província de Manica, Distrito de Mossurize. Universidade Pedagógica de Maputohttp://172.24.22.200:4000/handle/123456789/316INTRODUCTION: Traditional Mutxongoio Dance is a playful, recreational and leisure manifestation that exalts and preserves the values of solidarity, participatory collaboration and social awareness, in which the instruction process has resorted to the use of Demonstration as a learning factor that is not systematized. OBJECTIVES: To describe and interpret the use of the Demonstration in the process of teaching the Traditional Mutxongoio Dance, involving school-age children from the Mossurize District in Manica Province. METHODS: 10 Mutxongoio Dance instruction classes were observed and filmed, taking place in the open and multipurpose fields of communities in the Mossurize District. The observation sheets were used in face – to – face classes and later analyzed in the laboratory. The Demonstration indicators observed were (1) Time of use; (2) Quantity and Quality; (3) Duration; (4), Focus; (5) Type and (6) Motor competence. The data were described in relative frequency, being cross-tabulated for comparison between types of Demonstration. The Chi-Square test (X2) was applied in the comparison using the SPSS.22 statistical package with a 95% confidence interval. RESULTS: The results indicated that Demonstration plus Verbal Instruction (90%) and the use of Videos (10%) are the learning factors used in Mutxongoio Dance instruction for beginner children. The instructor/teacher was the main model of the Demonstration, being presented in the initial part of the class (60%) compared to the main part (40%). The Demonstration was offered more than once without the presence of an error detected (70%), lasting 5 minutes (50%), offered more than 5 times (80%) in a single class. The model's concern in offering the Demonstration was to correct the execution technique (70%) to the detriment of the general aspects of the movement (30%), linked to motor coordination, rhythm (60%), synchronization of foot movements with high accuracy (60%). Additionally, Demonstration plus verbal instruction outperformed the use of Video by being presented less than 5 minutes, less than 5 times; moderate motor coordination accuracy once the error was detected. CONCLUSION: The Mutxongoio Dance instruction process uses Demonstration plus Verbal Instruction to teach synchronized foot motor movements of moderate precision to beginning children.INTRODUÇÃO: A Dança Tradicional Mutxongoio é uma manifestação lúdica, recreativa e de lazer que exalta e preserva os valores da solidariedade, colaboração participativa e consciência social, na qual o processo de instrução tem recorrido ao uso da Demostração como factor de aprendizagem pouco sistematizados. OBJECTIVOS: Descrever e interpretar o uso da Demonstração no processo de instrução da Dança Tradicional Mutxongoio, envolvendo crianças em idade escolar do Distrito de Mossurize na Província de Manica. MÉTODOS: Foram observadas e filmadas 10 aulas de instrução da Dança Mutxongoio que tiverem lugar nos campos abertos e polivalente das comunidades do distrito de Mossurize. As fichas de observação foram utilizadas nas aulas de forma presencial e posteriormente analisadas no laboratório. Os indicadores da Demonstração observados foram (1) Momento da sua utilização; (2) Quantidade e Qualidade; (3) Duração; (4), Foco; (5) Tipo e (6) Competência motora. Os dados foram descritos em frequência relativa, sendo tabulados de forma cruzada para a comparação entre os tipos de Demonstração. O teste de Qui-Quadrado (X2) foi aplicado na comparação com recuso ao pacote estatístico SPSS.22 com 95% de intervalo de confiança. RESULTADOS: Os resultados indicaram que a Demonstração mais a Instrução Verbal (90%) e o uso de Vídeos (10%) são os factores de aprendizagem utilizados na instrução da Dança Mutxongoio nas crianças iniciantes. O instrutor/professor foi o principal modelo da Demonstração, sendo apresentado na parte inicial da aula (60%) relativamente a parte principal (40 %). A Demonstração foi oferecida mais sem a presença do erro detetado (70%), de 5 minutos de duração (50%), oferecido mais de 5 vezes (80%) uma só aula. A preocupação do modelo em oferecer a Demonstração foi para a correção da técnica de execução (70%) em detrimento dos aspectos gerais do movimento (30%), ligados a coordenação motora, rítmo (60%), sincronização dos movimentos dos pés com elevada precisão (60%). Adicionalmente, a Demonstração mais a instrução verbal superou o uso de Vídeo ao ser apresentado menos de 5 minutos, menos de 5 vezes, precisão moderada da coordenação motora logo que o erro tenha sido detectado. CONCLUSÃO: O processo de instrução da Dança Mutxongoio usa a Demonstração mais a Instrução Verbal para ensinar movimentos sincronizados da coordenação motora dos pés com precisão moderada nas crianças principiantes.ptAprendizagem MotoraHabilidade MotoraDemonstraçãoInstruçãoVerbalDança tradicional.Motor LearningMotor SkillDemonstrationVerbal InstructionTraditionaldance.O uso da Demonstração no processo da Instrução das Habilidades Motoras da Dança Tradicional Mutxongoio para crianças e jovens da Província de Manica, Distrito de Mossurize