Duarte, Stela Cristina MitháSitoe, Carlota José2024-08-272024-08-272020Sitoe, C. (2020). Relevância de Excursão no Processo do Ensino e Aprendizagem da Geografia no âmbito da 11a. Classe, estudo do caso na escola Secundária Samora Machel em Manjacaze- Gaza. Universidade Pedagógica de Maputohttp://172.24.22.200:4000/handle/123456789/304Geography as a science, studies the set of phenomena and forms of organizations in a given space of the earth's surface. The knowledge and mastery of this space goes through the direct contact of the researcher through the observation, identification, recognition, location, perception, etc., of the surfaces through the fieldwork that goes on to make a geographical excursion. Field lessons are of great importance as they attract students' interest and attention and this improves their performance and the whole teaching and learning process. Students' educational excursions are a great incentive for assimilating content because of the relationship between theory and practice. The present research analyses and discusses the geographical excursion as a valid methodology in the teaching of the explored Geography discipline that enables the comprehension of a complex reality. The study shows that Manjacaze Secondary School does not exploit this methodology and does not take advantage of the gains that come from it. The non-application of this methodology is based on the lack of planning in dosing and biweekly planning. The reasons for non-planning have to do with the lack of encouragement in teachers who feel that the pedagogical sector does not encourage their practice and complain about the lack of conditions to do so. The execution of this research aroused the interest for this practice since the students involved liked to participate and the teachers also enthusiastic about the process and promise to do everything to capitalize on this experience in the coming quarters.A Geografia como ciência, estuda o conjunto de fenómenos e formas de organizações num determinado espaço da superfície terrestre. O conhecimento e domínio deste espaço passam pelo contacto directo do investigador através da observação, identificação, reconhecimento, localização e percepção da superfície através do trabalho de campo que visa uma excursão geográfica. O objectivo da pesquisa é analisar o papel que a excursão geográfica desempenha no PEG, o contributo que a mesma traz no PEA do aluno; O trabalho, tende sugerir formas que possam facilitar a efectivação das excursões geográficas no Ensino Secundário Geral do distrito de Manjacaze. Para melhor análise, realiza- se o estudo do caso na escola secundària Samora Machel, distrito de Manjacaze. Os procedimentos metodológicos usados para auscutação e análise foram descritivos, qualitativos e quantintativos. Considerando como base os métodos: estatísticos, observção, servindo- se ainda da pesquisa documental e bibliográfica, entrevista, questionário com vista a percepção profunda do impacto de excursão no PEG. A amostra foi de 54 alunos da 11ª classe TA, acompanhados por 4 professores, o DAP, estrutura local do posto administrativo de Chidenguele. Analisa- se e discute-se a excursão geográfica como metodologia válida no ensino da disciplina de Geografia que explorada possibilita a compreensão de uma realidade complexa. O estudo mostra que a Escola Secundária Samora Machel em Manjacaze não explora esta metodologia e não aproveita os ganhos que dela provém. É de sugerir- se que, a direcção da escola por intermédio do DAP deve por sua vez, incentivar o docente de ensino da disciplina Geografia para maximizar os esforços na planificação de excursão como forma de organização de ensino. Os serviços distritais Juventude e Tecnologia devem por meio da SAP (sector de apoio pedagógico) trabalhar lado a lado com os DAPS deste nível de ensino com vista a incentiva- los na planificação e implementação das excursões no PEG.ptExcursão geográficaObservação directaEnsino de Geografia.Geographical excursiondirect observationsEnsino de Geografia.Relevância de Excursão no Processo do Ensino e Aprendizagem da Geografia no âmbito da 11a. Classe, estudo do caso na escola Secundária Samora Machel em Manjacaze- Gaza