Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET)
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Explorar Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) por Supervisor "Aide, Paulo Luís"
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Documento ANÁLISE DA QUALIDADE DA REABILITAÇÃO DO PAVIMENTO RODOVIÁRIO: ESTUDO DO CASO AV. DO TRABALHO – CIDADE DE MAPUTO(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Mandlate, Armilo Mufanequissuane Castigo; Aide, Paulo LuísA estrada é um dos grandes factores para o desenvolvimento de um país. Ela proporciona aos habitantes vários elementos indispensáveis a sua própria vida. O estado de conservação das estradas influi directamente no custo do transporte e na qualidade do produto a ser transportado. Importa logo após a implantação da estrada o órgão responsável pela gestão da estrada identificar e efectuar as actividades de manutenção necessárias, de modo a permitir que se mantenha uma faixa de rodagem razoavelmente lisa, firme a fim de garantir que o tráfego possa fluir de forma segura, rápida, confortável e económica A reabilitação de pavimento rodoviário é um processo essencial para manter a qualidade e a segurança das estradas. Essa análise pode ser realizada levando em consideração vários aspectos, como as condições actuais do pavimento, o tráfego esperado, os recursos disponíveis Com a presente monografia pretende-se analisar os processos construtivos utilizados durante a resselagem do pavimento da avenida do Trabalho, no âmbito do programa de manutenção periódica realizada pela entidade gestora das estradas Municipais na Cidade de Maputo, neste caso o conselho Municipal da Cidade de Maputo. O projecto em análise completa essencialmente a identificação dos defeitos encontrados no troço em estudo, o método aplicado para reparação das mesmas e o tipo de material aplicado durante a obra, afim de saber se de forma qualitativa conseguiu-se garantir a fluidez e segurança dos usuários.Documento Avaliação da resistência da mistura betuminosa aplicada no pavimento da EN1: troço 3 de fevereiro - Incoluane(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Armando, Isabel Henriques; Aide, Paulo LuísEsta pesquisa tem como objectivo primordial, avaliar a resistência da mistura betuminosa aplicada no pavimento da estrada nacional número 1, onde é essencial e necessário se fazer uma breve comparação dos tipos de pavimentos, bem como os tipos de misturas betuminosas aplicados em pavimentos. Para a determinação da resistência da mistura betuminosa num pavimento flexível é indiscutível ter que se atender á interferência das solicitacões que o pavimento sofre ao longo do período de vida que esta em serviço, e das condições climáticas. A utilização do ligante betuminoso na pavimentação de estradas é o que revolucionou o sector de vias de comunicação e esse material é predominantemente utilizado na construção de estradas á nivel mundial. Embora seja esse o material mais utilizado no sector de estradas, há que se ter bastante atenção na sua aplicação, pois quanto maior for a quantidade do ligante numa mistura betuminosa, menor é a resistência da própria mistura e quanto menor for a quantidade do ligante betuminosa numa mistura betuminosa, maior será a segregação dos agregados na mistura, o que deixa-a com baixa resistência. No final do trabalho, procuro-se apresentar os resultados obtidos na caracterização da mistura betuminosa e resistência da mesma, em um pavimento flexível.Documento Avaliação dos defeitos em pavimentos flexível na cidade de Maputo: estudo de Caso da avenida do trabalho.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Selemane, Osvalda Luciano; Aide, Paulo LuísO presente trabalho de monografia tem como objectivo principal avaliar os defeitos encontrados em pavimentos flexíveis na cidade de Maputo, analisando suas causas, consequências e possíveis soluções. Os pavimentos flexíveis são amplamente utilizados em estradas, ruas e rodovias devido à sua capacidade de se adaptarem às cargas e deformações impostas pelo tráfego. No entanto, ao longo do tempo, esses pavimentos estão sujeitos a diversos tipos de defeitos que comprometem sua funcionalidade e segurança. A reabilitação de um pavimento é de essencial importância na manutenção das infra-estruturas rodoviárias existentes no país, no actual contexto macroeconómico o seu relevo ainda mais acentuado pelo que o estudo da génese das patologias nestas infra-estruturas e por estas degradações que resulta os estudos desenvolvidos é Fundamental para a obtenção de catalogação das mesmas. Com este trabalho pretende-se expor as técnicas de reabilitação e avaliação dos defeitos do pavimento rodoviário, servindo como um manual prático de pesquisa que proporcionar soluções técnicas de conservação para os pavimentos, levando em conta a natureza do problema, suas causas e as possíveis soluções. Desta forma pode-se prolongar a vida útil do pavimento e melhorar suas condições de conforto e segurança devido a aplicação da forma adequada de recuperação assim tornando possível traçar um plano de gerenciamento condizente com as necessidades actuais. O presente trabalho faz uma visão em geral dos defeitos e das características, da avaliação, identificação e classificação dos pavimentos de acordo com as suas causas possíveis. Estas informações contribuem para o avanço nesta área e tomada de decisões relacionadas a infra-estruturas de estradas.