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O Repositório da Universidade Pedagógica de Maputo é um espaço dedicado à preservação, disseminação e acesso aos resultados da pesquisa acadêmica realizada em nossa instituição.

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Análise do risco de inundação na Bacia Hidrográfica do Rio Matola
(2022) Chivale, Celso Alexandre Vidigal; Dgedge, Gustavo Sobrinho
O presente trabalho tem como tema: Análise de áreas de Risco de Inundação na Bacia Hidrográfica do Rio Matola. Sendo esta uma bacia nacional e com áreas de risco às inundações, há necessidade de saber e analisar espacialmente o risco às inundações na bacia e estabelecer a relação existente entre estas áreas e assentamentos potencialmente afectados por esses riscos, bem como a Este, aplicando-se o método AHP (Analytic Hierarchy Process) proposto por Saaty (1977), integrado ao Geoprocessamento em ambiente SIG. Foram utilizadas técnicas de geoprocessamento (SIG) para delimitar a área, extracção da hipsometria e declividade da sub-bacia pelo Modelo Digital de Elevação (MDE). Para o estudo, seleccionou-se nove variáveis que serviram como base para o mapeamento, nomeadamente a declividade, hipsometria, uso e ocupação do solo, pedologia, precipitação, densidade populacional, densidade habitacional, densidade da rede viária e distância euclidiana relação aos hospitais e estabelecimento de ensino. Estas variáveis foram reclassificadas em relação ao perigo (susceptibilidade) de inundação; exposição e vulnerabilidade, tendo sido posteriormente determinados os pesos estatísticos do modelo de riscos de inundações baseado no método AHP proposto por Saaty (1977). A fim de verificar a inconsistência dos julgamentos, calculou-se a razão de consistência; caso este valor seja maior do que 0,1, recomenda-se a revisão do modelo. A razão de consistência obtida foi de 0,06. As variáveis foram multiplicadas pelos seus respectivos pesos e posteriormente somadas utilizando o comando RASTER CALCULATOR (calculadora raster) dos SIG ArcGIS 10.8., resultando nos mapas do perigo, exposição e vulnerabilidade. A combinação e integração do mapa do perigo, exposição e vulnerabilidade por meio do método AHP e SIG resultaram no mapa do risco de inundações para a área do estudo, e como resultado dessa integração, foram determinadas cinco (5) classes: 1. Muito Baixo; 2. Baixo; 3. Média; 4. Alto; 5. Muito Alto. Onde a classe Muito Baixa ocupa 155.76 km2 que correspondem a 14.8% da bacia hidrográfica do rio Matola, a classe Muito Alta ocupa uma área de 93.31 km2 que corresponde a 7.4% da bacia. Ocupa os bairros de Malhampsene, Tsalala, Liberdade, km 15 e Nkobe e no município da Matola.
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Tradução e análise do texto: “Trump, Brexit, and the Rise of Populism: Economic Have-Nots and Cultural Backlash”
(2022) Tovela, António Francisco; Henriksen, Sarita Monjane
A presente dissertação foi apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Tradução, tendo como objectivo geral fazer uma tradução comentada do texto intitulado Trump, Brexit, and the Rise of Populism: Economic Have-Nots and Cultural Backlash (2016, 53 páginas), da autoria de Ronald F. Inglehart e Pippa Norris. Este trabalho teve dois objectivos específicos, a saber: (i) apresentar uma proposta de tradução que fosse ao encontro da cultura e língua de chegada, i.e., uma tradução consentânea com a realidade cultural e linguística moçambicana; e (ii) reflectir sobre os problemas com os quais nos deparamos aquando da tradução, apresentando, seguidamente, as estratégias que se revelaram mais adequadas para a sua resolução. Colocando, deste modo, à disposição do público moçambicano interessado no fenómeno do populismo, um texto que se afigura importante para a actual situação socioeconómica do nosso país, pois poderá ser útil na busca de soluções adequadas para os desafios que o país atravessa sem cair na armadilha de autoflagelação do populismo. A reflexão sobre o processo de tradução baseou-se nas normas de tradução de Toury (1995) e nas estratégias de tradução de Chesterman (1997). A mesma versou sobre a aplicabilidade destas normas e estratégias para a resolução dos problemas que foram surgindo na altura da tradução. Ao longo do processo de tradução recorremos a textos paralelos, dicionários bilingues e unilingues, e à Internet. Sendo o populismo um fenómeno político, também recorremos a alguns cientistas políticos interessados no tema para nos ajudar a resolver alguns dos problemas com os quais nos deparamos aquando da tradução. No que diz respeito às ferramentas de tradução assistida por computador (CAT, acrónimo na língua inglesa), utilizamos o SDL Trados Studio. A utilização desta ferramenta tornou o trabalho de tradução mais célere e rigoroso, assegurando a uniformidade terminológica (através da partilha das memórias de tradução).
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Supervisão pedagógica na formação de professores em exercício: uma estratégia potenciadora da prática pedagógica dos professores do Ensino Secundário na Província de Gaza
(2021) Nhantumbo, Telma Luís; Niquice, Adriano [PU-Maputo]; Barzotto, Valdir Heitor [USP-Brasil]
O estudo cujo foco é a “Supervisão pedagógica na formação de professores em exercício: Uma estratégia potenciadora da prática pedagógica dos professores do Ensino Secundário na Província de Gaza”, resulta da preocupação relacionada aos procedimentos das acções de supervisão nas escolas e a utilidade dos seus resultados. Essa reflexão e inquietação traduz-se na seguinte questão: De que forma a actividade supervisora incide sobre a prática pedagógica dos professores de forma a contribuir para a planificação de acções de formação em exercício? A pesquisa em alusão analisa o contributo da prática da actividade supervisora na formação de professores em exercício como estratégia potenciadora da prática pedagógica de professores nas escolas do Ensino Secundário Geral na Província de Gaza. O quadro teórico que sustenta a pesquisa compreende duas vertentes: a da supervisão pedagógica e a de formação de professores. No que concerne à primeira, contou-se com os subsídios teóricos de Alarcão e Roldão (2010), Alarcão e Tavares (2003), Dias e Ribeiro (2015), Formosinho (2002), Vieira e Moreira (2011), e para a segunda, a construção do quadro teórico apoiou-se em Imbernon (2011), García (2009), Formosinho (2009), Nóvoa (1999). Seleccionado o quadro teórico procedeu-se à revisão da literatura e análise documental como alguns momentos do percurso metodológico; foram igualmente aplicadas as técnicas, tais como: a observação não estruturada de situações, factos e fenómenos expostos nas escolas, atitudes e comportamentos dos professores e dos supervisores em momentos da ocorrência da supervisão; a entrevista não estruturada direccionada aos supervisores e coordenadores pedagógicos, membros de direcção de escola e professores sobre a prática de supervisão e a análise documental do processo de supervisão e de formação no quadro legal da política moçambicana. Os dados recolhidos foram analisados segundo a abordagem de tipo qualitativo-interpretativo. Feita a análise dos dados, eis as conclusões: há evidências da realização de acções de supervisão nas escolas, porém, o seu grau de execução não assume um carácter sistemático e contínuo; há reservas, quanto aos efeitos da supervisão como acção potenciadora da prática docente, porquanto à prevalência das dificuldades detectadas nesta prática; as formações, não obedecem a um plano regular e sistemático (intervalos longos). Por fim, a contribuição da pesquisa resume-se nas seguintes sugestões: para que a supervisão pedagógica seja efectiva e surta efeitos desejáveis precisará de obedecer um carácter sistemático e contínuo, focalizado em particular nos aspectos da prática docente. As formações precisam de ser regulares, e devem, para os supervisores, focalizar aspectos relacionados à sua prática, capazes de lhes potenciar e sustentar nas suas actividades e para os professores, devem focalizar nas suas necessidades e dificuldades.
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Actividades Complementares ao Currículo no Ensino Básico: Análise das percepções dos actores sobre as funções de gestão para a sua implementação no IIIº ciclo do Ensino Primário, entre 2018 à 2019
(2022) Liasse, Ornila Domingos Verol Sande; Nivagara, Daniel Daniel [UP-Maputo]; Galian, Cláudia Valentina Assumpção [USP - Barsil]
Se levarmos em consideração que as Actividades Complementares ao Currículo (ACC´s) constituem elementos que agregam valor à educação dos alunos, então estas precisam de ser geridas de forma participativa e por vários intervenientes do processo educativo. A presente tese versa sobre as funções de gestão para a implementação das ACC´s no IIIº Ciclo do Ensino Primário. As funções referenciadas: Analisar, Decidir, Concretizar a decisão, Avaliar o desenvolvimento e os resultados que decorrem da decisão, Prosseguir, reorientar ou abandonar a decisão tomada, têm sido desenvolvidas a vários níveis de gestão (ROLDÃO & ALMEIDA (2018). Os principais teóricos utilizados nesta pesquisa foram SACRISTÁN (2000), ZABALZA (2000), GÓMEZ & SACRISTÁN (2007) e ROLDÃO & ALMEIDA (2018). O estudo foi orientado pela seguinte questão: Que percepções têm os actores sobre a gestão das ACC´s no ensino primário, concretamente no IIIº ciclo? O objectivo principal consistiu em analisar as percepções dos actores escolares face às funções de gestão para implementação destas actividades a partir de um estudo empírico realizado em uma escola do Ensino Primário, no Distrito Municipal KaMubukwane, ao longo de 2018 e 2019. A base metodológica de investigação foi a abordagem qualitativa usando procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. As fontes de pesquisa compreenderam as de natureza documental e os sujeitos que constituíram actores na implementação do currículo na escola. Da parte de fontes documentais destacam-se a Lei 4/83 de 23 de Março, a Lei 6/92 de 6 de Maio, a Lei 18/2018 de 28 de Dezembro, o Plano Estratégico da Educação, o Plano Curricular do Ensino Básico e os relatórios de actividades desenvolvidas na escola. Em relação aos sujeitos da pesquisa, destacam-se actores escolares (membros da direcção da escola: Director da escola e Director-Adjunto Escolar; professores; alunos e membros do Conselho de Escola) e de organizações da sociedade civil que desenvolvem ACC´s na escola. A pesquisa concluiu que as ACC‘s são uma componente de realce para a aprendizagem significativa para todos os alunos com maior destaque para aqueles que têm uma destreza diferenciada na aquisição de saberes inerentes ao currículo prescrito. Outrossim, o sucesso da sua implementação é assegurada pela democratização da escola. As tipologias das ACC‘s são uma selecção conjunta, predominando a valorização da participação dos diferentes actores escolares.
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Resposta educativa às necessidades de estudantes com deficiência no Ensino Superior: um estudo baseado nas vivências e práticas numa universidade em Moçambique
(2021) Simbine, Lúcia Suzete; Muria, Ângelo José [UP-Maputo]; Martins, Ana Paula Loução [Universidade do Minho]
Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação / Currículo, versando sobre o tema Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas numa Universidade em Moçambique. O mesmo tinha como objectivos conhecer a resposta educativa oferecida aos estudantes com deficiência numa instituição de Ensino Superior em Moçambique, propor e sugerir mecanismos de transformação da Universidade em um verdadeiro centro de promoção de uma Educação Inclusiva, respeitando a diversidade. Realizou-se numa das Faculdades da Universidade escolhida para pesquisa, tendo como suporte metodológico o paradigma interpretativo – naturalista de cunho qualitativo. Para a recolha de dados recorri à entrevista, dirigida a três estudantes com deficiência e a técnica de observação de campo; os dados foram analisados através de análise de conteúdo, fazendo-se, posteriormente, cruzamento entre a informação dos dois instrumentos de recolha de dados e a literatura consultada. Assim, concluí que: 1) Os espaços físicos e os materiais necessitam de ser adaptados para assegurarem uma Educação Inclusiva de qualidade, sendo que existem muitas barreiras arquitetônicas e falta de equipamentos adequados. 2) Há necessidade de organização de um sistema de (auto)advocacia pelo direito e melhorias nas condições de ensino – aprendizagem para os estudantes com deficiência dentro da Universidade. 3) Em 2019 foram identificados 56 com diferentes tipos de deficiência. 4) O acesso à instituição dependeu da facilidade de inserção, influência de colegas de escola e vagas específicas e as escolhas dos cursos tiveram por base as possibilidades futuras de trabalho e à ideia de advogar pelos direitos de cidadãos e uma sociedade mais inclusiva. 5) Nenhum dos participantes fez conhecer a sua condição ou particularidades, sendo que os docentes, os gestores e toda a comunidade foram sabendo da existência destes estudantes a partir dum primeiro contacto directo. 6) A presença de estudantes com deficiência na instituição causa um misto de impacto, negativo no princípio devido às inferências em volta da deficiência e mais tarde torna-se um impacto positivo resultante da entrega, dedicação e aplicação destes estudantes na aprendizagem. 7) Quanto às relações sociais, estas são orientadas para diferentes prismas que vão de pena, condescendência, compaixão, empatia e mesmo ignorância à presença de um estudante com deficiência. 8) Ausência de apoios especializados para responder com qualidade às necessidades dos estudantes com deficiência fragiliza os seus percursos educativos, sendo que as condições de ensino - aprendizagem não são favoráveis a Universidade não dispõe de meios de apoio e de compensação, e de equipamentos e mobiliário adaptado. Neste sentido, a relevância do estudo busca alertar cada membro e gestor universitário em relação à adopção de uma nova postura e paradigma no tocante à resposta que a instituição disponibiliza aos estudantes com deficiência, relativamente às condições ambientais e de ensino - aprendizagem e, a partir daí, apresentar propostas exequíveis, capazes de conduzir a uma resposta à altura das necessidades deste grupo de estudantes.
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Interpretações de Professores Sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, Distrito da Manhiça, Província do Maputo entre 2018 à 2020
(2023) Pelembe, Bernardo Jaime; Pereira, Fernando
A presente pesquisa constitui uma análise das interpretações dos Professores sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane no distrito da Manhiça, Província do Maputo. Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, tendo como método de abordagem o indutivo, que consistiu em partir do particular para o geral e como instrumento, foi aplicada a entrevista semi-estruturada envolvendo 7 professores dos quis 2 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com mínimo de 5 anos de experiência. Na pesquisa, constatámos que os professores interpretam o abandono escolar relacionanado-o com o fenómeno pobreza, que condiciona aos casamentos prematuros, entrada precoce ao mercado de emprego informal para sustento da família e a falta de acompanhamento familiar que leva a sucessivas reprovações. Os que abandonam a escola são alunos provenientes de famílias com fraco poder económico e que nalguns casos são “chefes de famílias”. O estudo concluiu que, as interpretações que os professores têm sobre o abandono escolar se prendem não apenas com características do meio envolvente da escola, mas também com as características das suas familiares e com a incapacidade da escola em responder a um público cada vez mais diversificado, em necessidades e aspirações. Face a esta conclusão, recomendamos que, a escola aprofunde a sua capacidade de conhecimento da situação real dos alunos para compreender quem são os estudantes que, na escola apresentam maior dificuldade no PEA; quem são aqueles que mais faltam a escola; onde e como eles vivem; qauis são as suas dificuldades, os que abandonaram qual foi o motivo e o que estão fazendo fora da escola.
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Guião de orientação para tutores de práticas e estágios profissionalizantes
(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, Sansão
O guião visa auxiliar os tutores na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os tutores das Escolas, Institutos de Formação de Professores e Empresas que acompanham os estudantes dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Pedagógica de Maputo e ISET-One World, no âmbito da contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).
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Guião de orientação para supervisores de práticas e estágios profissionalizantes
(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, Sansão
O guião visa auxiliar os supervisores na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os supervisores da UP-Maputo e ISET-One World que acompanham os estudantes nas escolas, nos Institutos de Formação de Professores e nas empresas e foi preparado no âmbito da contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).
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Guião de orientação para estudantes de práticas e estágios profissionalizantes
(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, Sansão
O guião visa auxiliar os estudantes na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os praticantes dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Pedagógica de Maputo e ISET-One World, como contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).
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Professor como agente de mudança
(Henriksen, Sarita Monjane (coordenação), 2024) Saíde, Alda; Ussene, Camilo; Nhancupe, Célia; Cossa, Frederico; Basílio, Guilherme; Raimundo, José; Timbane, Sansão; Hjomark, Thomas
A formação de professores desempenha um papel central na construção de uma educação de qualidade e na moldagem do futuro de uma nação. Nesse contexto, é essencial abordar questões fundamentais relacionadas à ética, moral, deontologia profissional e o papel do professor como agente de mudança e gestor do processo de ensino-aprendizagem. Com o compromisso de aprimorar a formação de educadores na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e no Instituto Superior de Educação e Tecnologia (ISET-One World) em Moçambique, este módulo, intitulado “Professor como agente da mudança”, visa compreender e interpretar os problemas éticos enfrentados pelos professores no ambiente escolar.