Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET)
URI permanente desta Comunidade:
Navegar
Explorar Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) por Supervisor "Costa, Daniel Dinis da"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Documento Aprendizagem Activa da Circunferência em Educação Visual – Análise das Concepções dos alunos da Escola Secundária Unidade T-3, Matola(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Fabião, Geraldo Mário; Costa, Daniel Dinis daO presente estudo reporta sobre a „aprendizagem activa‟ da circunferência em Educação Visual cujo objectivo é compreender as concepções dos alunos do ensino secundário na aprendizagem da circunferência em Educação visual na Escola Unidade T3. O estudo da circunferência, no quadro da geometria plana, afigura-se importantes dadas as suas múltiplas aplicações em diversos domínios. O estudo procura ainda perceber os factores que ditam a aprendizagem efectiva da circunferência e busca apresentar estratégias e propostas concretas e exequíveis de modos de aprendizagem efectivo a partir dos dados recolhidos durante o estudo de caso. Sendo estudo de caso, foi extraída uma amostra de 129 alunos. Os resultados emergentes do estudo indicam a maioria dos alunos “não domina” a matéria da circunferência. Os resultados do inquérito provam ainda que, os inquiridos têm sérios problemas no que diz respeito aos cálculos relacionados com a circunferência. Da intervenção pedagógica emergiu que o metodologia colaborativa ajudou a criar um mecanismo e o meio de ensino que facilitou a construção da circunferência de forma mais simples, activa e perceptível. Estes resultados indiciam a necessidade urgente de um “novo contrato pedagógico” entre professores e alunos ao nível multidisciplinar.Documento Percepções de Futuros Professores de Educação Visual sobre o Ensino da Geometria Descritiva(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Chitete, Barnabé Xavier; Costa, Daniel Dinis da