FET - Monografias
URI permanente para esta colecção:
Navegar
Explorar FET - Monografias por Supervisor "Chivai, Cacilda Helena"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Documento FRACA ADERÊNCIA DO GÊNERO NAS ARTES VISUAIS E CÉNICAS (GRUPO “Cˮ) (Estudo de caso: Escola Secundária de Lhanguene)(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Soto, Leia António Machacamo; Chivai, Cacilda HelenaO grupo C é visto como sendo uma área difícil de entender. Atendendo e considerando que as raparigas é que apresentam maiores dificuldades em relação ao género oposto. Em função deste facto, a presente monografia tenciona reflectir em torno das adversidades na área de GD. No entanto, através do estudo feito na Escola Secundária de Lhangene (ESL) foi possível explorar as diversas causas que dificultam o género na aprendizagem de GD bem como propôr solução para esse problema implementando softwares que possibilitam o desenvolvimento da capacidade de observação espacial da figura a tridimensional (3D) e que facilitam a aprendizagem. Procurou-se também analisar o impacto das novas tecnologias nos alunos uma vez evidente que a inserção das mesmas na educação aproxima o aluno a realidade, tendo em conta que a maior parte das vezes funciona como material didáctico na aprendizagem de GD.Documento Marketing Digital: Uma Estratégia de Comunicação e Promoção de Design Gráfico(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Faraça, Emanuela Júlio; Chivai, Cacilda HelenaPageNumber 10 - RESUMO Este trabalho avalia o impacto de estratégias de comunicação no marketing digital para promoção do curso do Design Gráfico em Moçambique. Os dados compilados foram obtidos a partir da revisão da literatura sobre este objecto, do uso da teoria sistémica: dos métodos indutivo e quali-quantitativa, da técnica bibliográfica, documental e de inquéritos, do estudo feito, constatou-se que os alunos da Escola Secundária Quisse Mavota pouco sabem da existência do curso de Design Gráfico, consequentemente é necessário definir estratégias de comunicação e promoção do curso de Design Gráfico. O Departamento de Design e Tecnologia de Artes Visuais tem desenvolvido estratégias de promoção do curso através de desenvolvimento de jornadas científicas, portas abertas, dia das práticas profissionalizantes e exposições nas escolas através do Departamento de Pesquisa e Inovação. Como forma de colmatar o desconhecimento que reina no seio dos alunos sobre o curso de Design gráfico, recomenda-se ao Governo o uso de marketing digital para divulgação do curso de Design e Tecnologia de Artes Visuais, de modo que haja maior difusão da informação e consequentemente, os estudantes do ensino secundário e médio tenham conhecimento sobre o curso e saibam o que faz um designer gráfico. E maximizar o uso das redes sociais para a promoção do curso de Design e Tecnologia de Artes Visuais pelo facto de alunos manterem interação interpessoal em todos os níveis.Documento Uso da fotografia como ferramenta de comunicação e intervenção social no combate aos casamentos prematuros.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Ulemba, Ilton Agostinho; Chivai, Cacilda HelenaO presente trabalho tem como objectivo explorar a imagem fotográfica na sua eficiência como meio de comunicação para intervenção social, onde a sua pesquisa qualitativa feita através de um inquérito por questionário, foi realizada na Escola Secundária de Boane, a amostra foi de 34 dos quais 24 são alunos e 10 professores, os resultados mostram que a imagem fotográfica é uma ferramenta aceitável quando usada para transmissão de conteúdos sejam de carácter educativo, e mesmo que quem a observa não tenha um senso cognitivo desenvolvido é capaz de decifrar a mensagem contida nela. Conclui-se que a imagem fotográfica é de grande importância no ensino pois ajuda na assimilação de conhecimento desde que tenha sido concebida e desenhada com o propósito sensibilizar quem a observa, a mensagem que ela carrega será entendida.