Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente (FCTA)
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Explorar Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente (FCTA) por Supervisor "Duarte, Stela Cristina Mithá"
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Documento Relevância de Excursão no Processo do Ensino e Aprendizagem da Geografia no âmbito da 11a. Classe, estudo do caso na escola Secundária Samora Machel em Manjacaze- Gaza(2020) Sitoe, Carlota José; Duarte, Stela Cristina MitháA Geografia como ciência, estuda o conjunto de fenómenos e formas de organizações num determinado espaço da superfície terrestre. O conhecimento e domínio deste espaço passam pelo contacto directo do investigador através da observação, identificação, reconhecimento, localização e percepção da superfície através do trabalho de campo que visa uma excursão geográfica. O objectivo da pesquisa é analisar o papel que a excursão geográfica desempenha no PEG, o contributo que a mesma traz no PEA do aluno; O trabalho, tende sugerir formas que possam facilitar a efectivação das excursões geográficas no Ensino Secundário Geral do distrito de Manjacaze. Para melhor análise, realiza- se o estudo do caso na escola secundària Samora Machel, distrito de Manjacaze. Os procedimentos metodológicos usados para auscutação e análise foram descritivos, qualitativos e quantintativos. Considerando como base os métodos: estatísticos, observção, servindo- se ainda da pesquisa documental e bibliográfica, entrevista, questionário com vista a percepção profunda do impacto de excursão no PEG. A amostra foi de 54 alunos da 11ª classe TA, acompanhados por 4 professores, o DAP, estrutura local do posto administrativo de Chidenguele. Analisa- se e discute-se a excursão geográfica como metodologia válida no ensino da disciplina de Geografia que explorada possibilita a compreensão de uma realidade complexa. O estudo mostra que a Escola Secundária Samora Machel em Manjacaze não explora esta metodologia e não aproveita os ganhos que dela provém. É de sugerir- se que, a direcção da escola por intermédio do DAP deve por sua vez, incentivar o docente de ensino da disciplina Geografia para maximizar os esforços na planificação de excursão como forma de organização de ensino. Os serviços distritais Juventude e Tecnologia devem por meio da SAP (sector de apoio pedagógico) trabalhar lado a lado com os DAPS deste nível de ensino com vista a incentiva- los na planificação e implementação das excursões no PEG.