Logo do repositório
  • Entrar
    Esqueceu a palavra-chave?
Universidade Pedagógica de Maputo
Repositório
  • Português
  • English
  • Comunidades & Colecções
  • Explorar
  • Português
  • English
  1. Página inicial
  2. browse.metadata.advisor.breadcrumbs

Explorar por Supervisor "Barzotto, Valdir Heitor [USP-Brasil]"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • A carregar...
    Miniatura
    Documento
    Supervisão pedagógica na formação de professores em exercício: uma estratégia potenciadora da prática pedagógica dos professores do Ensino Secundário na Província de Gaza
    (2021) Nhantumbo, Telma Luís; Niquice, Adriano [PU-Maputo]; Barzotto, Valdir Heitor [USP-Brasil]
    O estudo cujo foco é a “Supervisão pedagógica na formação de professores em exercício: Uma estratégia potenciadora da prática pedagógica dos professores do Ensino Secundário na Província de Gaza”, resulta da preocupação relacionada aos procedimentos das acções de supervisão nas escolas e a utilidade dos seus resultados. Essa reflexão e inquietação traduz-se na seguinte questão: De que forma a actividade supervisora incide sobre a prática pedagógica dos professores de forma a contribuir para a planificação de acções de formação em exercício? A pesquisa em alusão analisa o contributo da prática da actividade supervisora na formação de professores em exercício como estratégia potenciadora da prática pedagógica de professores nas escolas do Ensino Secundário Geral na Província de Gaza. O quadro teórico que sustenta a pesquisa compreende duas vertentes: a da supervisão pedagógica e a de formação de professores. No que concerne à primeira, contou-se com os subsídios teóricos de Alarcão e Roldão (2010), Alarcão e Tavares (2003), Dias e Ribeiro (2015), Formosinho (2002), Vieira e Moreira (2011), e para a segunda, a construção do quadro teórico apoiou-se em Imbernon (2011), García (2009), Formosinho (2009), Nóvoa (1999). Seleccionado o quadro teórico procedeu-se à revisão da literatura e análise documental como alguns momentos do percurso metodológico; foram igualmente aplicadas as técnicas, tais como: a observação não estruturada de situações, factos e fenómenos expostos nas escolas, atitudes e comportamentos dos professores e dos supervisores em momentos da ocorrência da supervisão; a entrevista não estruturada direccionada aos supervisores e coordenadores pedagógicos, membros de direcção de escola e professores sobre a prática de supervisão e a análise documental do processo de supervisão e de formação no quadro legal da política moçambicana. Os dados recolhidos foram analisados segundo a abordagem de tipo qualitativo-interpretativo. Feita a análise dos dados, eis as conclusões: há evidências da realização de acções de supervisão nas escolas, porém, o seu grau de execução não assume um carácter sistemático e contínuo; há reservas, quanto aos efeitos da supervisão como acção potenciadora da prática docente, porquanto à prevalência das dificuldades detectadas nesta prática; as formações, não obedecem a um plano regular e sistemático (intervalos longos). Por fim, a contribuição da pesquisa resume-se nas seguintes sugestões: para que a supervisão pedagógica seja efectiva e surta efeitos desejáveis precisará de obedecer um carácter sistemático e contínuo, focalizado em particular nos aspectos da prática docente. As formações precisam de ser regulares, e devem, para os supervisores, focalizar aspectos relacionados à sua prática, capazes de lhes potenciar e sustentar nas suas actividades e para os professores, devem focalizar nas suas necessidades e dificuldades.

Contacte-nos

  • REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • (+258) 84 20 07 116

  • sgeralup@yahoo.com.br

  • DUNS: 558579373
  • SIGEUP

Sobre a UP-Maputo

  • Factos
  • História
  • Acreditação

Faculdades

  • Ciências Naturais e Matemática
  • Ciências Sociais e Filosofia
  • Educação e Psicologia
  • Ciências da Terra e Ambiente
  • Ciências de Educação Física e Desporto
  • Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte
  • Economia e Gestão
  • Engenharias e Tecnologias

Admissão

  • Graduação
  • Pós - Graduação

Pesquisa

  • Centros de Pesquisa
  • Bibliotecas

Recursos

  • Mapa do site
  • Mapa do Campus
  • Contactar a UP-Maputo
  • SIGEUP

Ensino

  • Graduação
  • Pós - Graduação
  • Cursos On-Line
  • Calendário Académico 2024

Serviços Centrais

  • Direcção do Registo Académico
  • Direcção Pedagógica

heraldica

  • Enviar sugestões

Copyright © 2024 - Universidade Pedagógica de Maputo. Todos os direitos reservados.