Logo do repositório
  • Entrar
    Esqueceu a palavra-chave?
Universidade Pedagógica de Maputo
Repositório
  • Português
  • English
  • Comunidades & Colecções
  • Explorar
  • Português
  • English
  1. Página inicial
  2. browse.metadata.advisor.breadcrumbs

Explorar por Supervisor "Camuendo, Ana Paula Alichi"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • A carregar...
    Miniatura
    Documento
    Uso de Jogos Lúdicos na Abordagem de Conteúdos Sobre Símbolos Químicos na 8ª Classe Numa das Escolas da Cidade da Matola
    (Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Augusto, Cardoso; Camuendo, Ana Paula Alichi
    A presente pesquisa teve como objectivo analisar a influência dos jogos lúdicos na abordagem de conteúdos sobre símbolos Químicos ao nível da 8a Classe, a partir do qual procurou-se identificar os jogos lúdicos que podem ajudar os alunos a melhorar a escrita de símbolos químicos; identificar as formas de inserção dos jogos lúdicos no Processo de Ensino- Aprendizagem de Química; realizar um estudo comparativo das aulas leccionadas com recurso aos jogos e sem jogos lúdicos. Assim, na base de uma pesquisa mista, isto é, qualitativa e quantitativa foi realizado um pré-teste e pós-teste com os alunos e entrevista com professores. Da entrevista com os professores, estes afirmaram que não têm aplicado jogos lúdicos nas suas aulas, justificando a falta de tempo, e outros materiais. Também verificou-se que os professores durante a planificação quinzenal, não prevêem a inserção das formas alternativas para abordagem de conteúdos sobre símbolos Químicos. Contudo, os mesmos reconhecem a importância dos jogos lúdicos, pois afirmaram que são relevantes no processo de ensino- aprendizagem, desde que estejam ligados a aula. Os resultados da observação evidenciam, que os jogos lúdicos aumentam a motivação dos alunos e os mesmos expressam- se com alguma liberdade porque o jogo coloca-lhes como agentes activos no processo de aprendizagem. Os resultados do pós-teste revelaram vantagens no uso dos jogos lúdicos, pois cerca de 90% de alunos da turma experimental responderam acertadamente as questões colocadas sobre símbolos Químicos. Contrariamente à turma de controlo, onde cerca de 85% dos alunos responderam erradamente. Para a mitigação dos problemas verificados durante a pesquisa, a supervisão pedagógica e formação contínua devem acontecer de forma frequente para actualização dos professores sobre estratégias de abordagem dos vários conteúdos na disciplina de Química.

Contacte-nos

  • REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • (+258) 84 20 07 116

  • sgeralup@yahoo.com.br

  • DUNS: 558579373
  • SIGEUP

Sobre a UP-Maputo

  • Factos
  • História
  • Acreditação

Faculdades

  • Ciências Naturais e Matemática
  • Ciências Sociais e Filosofia
  • Educação e Psicologia
  • Ciências da Terra e Ambiente
  • Ciências de Educação Física e Desporto
  • Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte
  • Economia e Gestão
  • Engenharias e Tecnologias

Admissão

  • Graduação
  • Pós - Graduação

Pesquisa

  • Centros de Pesquisa
  • Bibliotecas

Recursos

  • Mapa do site
  • Mapa do Campus
  • Contactar a UP-Maputo
  • SIGEUP

Ensino

  • Graduação
  • Pós - Graduação
  • Cursos On-Line
  • Calendário Académico 2024

Serviços Centrais

  • Direcção do Registo Académico
  • Direcção Pedagógica

heraldica

  • Enviar sugestões

Copyright © 2024 - Universidade Pedagógica de Maputo. Todos os direitos reservados.