Logo do repositório
  • Entrar
    Esqueceu a palavra-chave?
Universidade Pedagógica de Maputo
Repositório
  • Português
  • English
  • Comunidades & Colecções
  • Explorar
  • Português
  • English
  1. Página inicial
  2. Explorar por autor

Explorar por autor "Pelembe, Bernardo Jaime"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • A carregar...
    Miniatura
    Documento
    Interpretações de Professores Sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, Distrito da Manhiça, Província do Maputo entre 2018 à 2020
    (2023) Pelembe, Bernardo Jaime; Pereira, Fernando
    A presente pesquisa constitui uma análise das interpretações dos Professores sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane no distrito da Manhiça, Província do Maputo. Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, tendo como método de abordagem o indutivo, que consistiu em partir do particular para o geral e como instrumento, foi aplicada a entrevista semi-estruturada envolvendo 7 professores dos quis 2 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com mínimo de 5 anos de experiência. Na pesquisa, constatámos que os professores interpretam o abandono escolar relacionanado-o com o fenómeno pobreza, que condiciona aos casamentos prematuros, entrada precoce ao mercado de emprego informal para sustento da família e a falta de acompanhamento familiar que leva a sucessivas reprovações. Os que abandonam a escola são alunos provenientes de famílias com fraco poder económico e que nalguns casos são “chefes de famílias”. O estudo concluiu que, as interpretações que os professores têm sobre o abandono escolar se prendem não apenas com características do meio envolvente da escola, mas também com as características das suas familiares e com a incapacidade da escola em responder a um público cada vez mais diversificado, em necessidades e aspirações. Face a esta conclusão, recomendamos que, a escola aprofunde a sua capacidade de conhecimento da situação real dos alunos para compreender quem são os estudantes que, na escola apresentam maior dificuldade no PEA; quem são aqueles que mais faltam a escola; onde e como eles vivem; qauis são as suas dificuldades, os que abandonaram qual foi o motivo e o que estão fazendo fora da escola.

Contacte-nos

  • REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • (+258) 84 20 07 116

  • sgeralup@yahoo.com.br

  • DUNS: 558579373
  • SIGEUP

Sobre a UP-Maputo

  • Factos
  • História
  • Acreditação

Faculdades

  • Ciências Naturais e Matemática
  • Ciências Sociais e Filosofia
  • Educação e Psicologia
  • Ciências da Terra e Ambiente
  • Ciências de Educação Física e Desporto
  • Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte
  • Economia e Gestão
  • Engenharias e Tecnologias

Admissão

  • Graduação
  • Pós - Graduação

Pesquisa

  • Centros de Pesquisa
  • Bibliotecas

Recursos

  • Mapa do site
  • Mapa do Campus
  • Contactar a UP-Maputo
  • SIGEUP

Ensino

  • Graduação
  • Pós - Graduação
  • Cursos On-Line
  • Calendário Académico 2024

Serviços Centrais

  • Direcção do Registo Académico
  • Direcção Pedagógica

heraldica

  • Enviar sugestões

Copyright © 2024 - Universidade Pedagógica de Maputo. Todos os direitos reservados.