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Explorar por autor "Sequeira, Adamo Amisse"

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    Análise do Processo Criativo Desenvolvido por Alunos da 11ª Classe na Disciplina de Educação Visual: Estudo de Caso da Escola Secundária da Polana ˗ Cidade de Maputo
    (Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Sequeira, Adamo Amisse; Mahota, Sérgio
    Abordamos esta pesquisa numa perspectiva de análise do processo criativo desenvolvido por alunos da 11ª classe na disciplina de educação visual da Escola Secundaria da Polana. Esta temática emerge da pertinência de perceber-se o potencial do processo criativo artístico dos alunos através da exploração dos Meios e Técnicas de Expressão Gráfica, dada a evolução do processo de representação gráfica e alargamento das possibilidades do manuseio desses materiais. Pelo facto do programa dessa classe incitar o desenvolvimento de produções artísticas para a sustentação das imaginações e aspirações dos alunos. E do currículo em vigor encontrar dificuldades na formação jovens com habilidades e competências suficientemente necessários e úteis para se integrarem na sociedade, participando activamente na vida política, econômica, social e cultural do país. Foi motivado também pela verificação de pouca participação activa nos alunos da classe em destaque durante o nosso percurso académico. A pesquisa é de natureza básica e, descritiva quanto aos objectivos. Embora seja um estudo de caso, usou-se também o método bibliográfico. A abordagem foi qualitativa e recorreu-se ao questionário para colecta de dados. Os resultados encontrados depois da análise levaram-nos a perceber que os alunos são criativos, mas carecem de instruções, estratégias e situações que os levem a terem maior desempenho nas salas de aulas e compreender o mercado de trabalho de modo a servir-se do seu conhecimento e das suas habilidades desenvolvidas durante o percurso estudantil no mundo real para um benefício pessoal e sociocultural.

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