Explorar por autor "Simango, Paulo Ussore"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Documento O uso da Demonstração no processo da Instrução das Habilidades Motoras da Dança Tradicional Mutxongoio para crianças e jovens da Província de Manica, Distrito de Mossurize(2023) Simango, Paulo Ussore; Daca, TimóteoINTRODUÇÃO: A Dança Tradicional Mutxongoio é uma manifestação lúdica, recreativa e de lazer que exalta e preserva os valores da solidariedade, colaboração participativa e consciência social, na qual o processo de instrução tem recorrido ao uso da Demostração como factor de aprendizagem pouco sistematizados. OBJECTIVOS: Descrever e interpretar o uso da Demonstração no processo de instrução da Dança Tradicional Mutxongoio, envolvendo crianças em idade escolar do Distrito de Mossurize na Província de Manica. MÉTODOS: Foram observadas e filmadas 10 aulas de instrução da Dança Mutxongoio que tiverem lugar nos campos abertos e polivalente das comunidades do distrito de Mossurize. As fichas de observação foram utilizadas nas aulas de forma presencial e posteriormente analisadas no laboratório. Os indicadores da Demonstração observados foram (1) Momento da sua utilização; (2) Quantidade e Qualidade; (3) Duração; (4), Foco; (5) Tipo e (6) Competência motora. Os dados foram descritos em frequência relativa, sendo tabulados de forma cruzada para a comparação entre os tipos de Demonstração. O teste de Qui-Quadrado (X2) foi aplicado na comparação com recuso ao pacote estatístico SPSS.22 com 95% de intervalo de confiança. RESULTADOS: Os resultados indicaram que a Demonstração mais a Instrução Verbal (90%) e o uso de Vídeos (10%) são os factores de aprendizagem utilizados na instrução da Dança Mutxongoio nas crianças iniciantes. O instrutor/professor foi o principal modelo da Demonstração, sendo apresentado na parte inicial da aula (60%) relativamente a parte principal (40 %). A Demonstração foi oferecida mais sem a presença do erro detetado (70%), de 5 minutos de duração (50%), oferecido mais de 5 vezes (80%) uma só aula. A preocupação do modelo em oferecer a Demonstração foi para a correção da técnica de execução (70%) em detrimento dos aspectos gerais do movimento (30%), ligados a coordenação motora, rítmo (60%), sincronização dos movimentos dos pés com elevada precisão (60%). Adicionalmente, a Demonstração mais a instrução verbal superou o uso de Vídeo ao ser apresentado menos de 5 minutos, menos de 5 vezes, precisão moderada da coordenação motora logo que o erro tenha sido detectado. CONCLUSÃO: O processo de instrução da Dança Mutxongoio usa a Demonstração mais a Instrução Verbal para ensinar movimentos sincronizados da coordenação motora dos pés com precisão moderada nas crianças principiantes.