Logo do repositório
  • Entrar
    Esqueceu a palavra-chave?
Universidade Pedagógica de Maputo
Repositório
  • Português
  • English
  • Comunidades & Colecções
  • Explorar
  • Português
  • English
  1. Página inicial
  2. Explorar por autor

Explorar por autor "Simango, Paulo Ussore"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • A carregar...
    Miniatura
    Documento
    O uso da Demonstração no processo da Instrução das Habilidades Motoras da Dança Tradicional Mutxongoio para crianças e jovens da Província de Manica, Distrito de Mossurize
    (2023) Simango, Paulo Ussore; Daca, Timóteo
    INTRODUÇÃO: A Dança Tradicional Mutxongoio é uma manifestação lúdica, recreativa e de lazer que exalta e preserva os valores da solidariedade, colaboração participativa e consciência social, na qual o processo de instrução tem recorrido ao uso da Demostração como factor de aprendizagem pouco sistematizados. OBJECTIVOS: Descrever e interpretar o uso da Demonstração no processo de instrução da Dança Tradicional Mutxongoio, envolvendo crianças em idade escolar do Distrito de Mossurize na Província de Manica. MÉTODOS: Foram observadas e filmadas 10 aulas de instrução da Dança Mutxongoio que tiverem lugar nos campos abertos e polivalente das comunidades do distrito de Mossurize. As fichas de observação foram utilizadas nas aulas de forma presencial e posteriormente analisadas no laboratório. Os indicadores da Demonstração observados foram (1) Momento da sua utilização; (2) Quantidade e Qualidade; (3) Duração; (4), Foco; (5) Tipo e (6) Competência motora. Os dados foram descritos em frequência relativa, sendo tabulados de forma cruzada para a comparação entre os tipos de Demonstração. O teste de Qui-Quadrado (X2) foi aplicado na comparação com recuso ao pacote estatístico SPSS.22 com 95% de intervalo de confiança. RESULTADOS: Os resultados indicaram que a Demonstração mais a Instrução Verbal (90%) e o uso de Vídeos (10%) são os factores de aprendizagem utilizados na instrução da Dança Mutxongoio nas crianças iniciantes. O instrutor/professor foi o principal modelo da Demonstração, sendo apresentado na parte inicial da aula (60%) relativamente a parte principal (40 %). A Demonstração foi oferecida mais sem a presença do erro detetado (70%), de 5 minutos de duração (50%), oferecido mais de 5 vezes (80%) uma só aula. A preocupação do modelo em oferecer a Demonstração foi para a correção da técnica de execução (70%) em detrimento dos aspectos gerais do movimento (30%), ligados a coordenação motora, rítmo (60%), sincronização dos movimentos dos pés com elevada precisão (60%). Adicionalmente, a Demonstração mais a instrução verbal superou o uso de Vídeo ao ser apresentado menos de 5 minutos, menos de 5 vezes, precisão moderada da coordenação motora logo que o erro tenha sido detectado. CONCLUSÃO: O processo de instrução da Dança Mutxongoio usa a Demonstração mais a Instrução Verbal para ensinar movimentos sincronizados da coordenação motora dos pés com precisão moderada nas crianças principiantes.

Contacte-nos

  • REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • (+258) 84 20 07 116

  • sgeralup@yahoo.com.br

  • DUNS: 558579373
  • SIGEUP

Sobre a UP-Maputo

  • Factos
  • História
  • Acreditação

Faculdades

  • Ciências Naturais e Matemática
  • Ciências Sociais e Filosofia
  • Educação e Psicologia
  • Ciências da Terra e Ambiente
  • Ciências de Educação Física e Desporto
  • Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte
  • Economia e Gestão
  • Engenharias e Tecnologias

Admissão

  • Graduação
  • Pós - Graduação

Pesquisa

  • Centros de Pesquisa
  • Bibliotecas

Recursos

  • Mapa do site
  • Mapa do Campus
  • Contactar a UP-Maputo
  • SIGEUP

Ensino

  • Graduação
  • Pós - Graduação
  • Cursos On-Line
  • Calendário Académico 2024

Serviços Centrais

  • Direcção do Registo Académico
  • Direcção Pedagógica

heraldica

  • Enviar sugestões

Copyright © 2024 - Universidade Pedagógica de Maputo. Todos os direitos reservados.