FET - Monografias
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Explorar FET - Monografias por Supervisor "Checane, Teodósia"
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Documento ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO DO CUSTO DE MATERIAL NO USO DO REBAP, RSA E O EUROCODIGO 0, 1 e 2. CASO DE ESTUDO: DIMENSIONAMENTO DE UMA LAJE VIGADA(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Namahela, Ivan Norberto; Checane, TeodósiaPara o dimensionamento das Estruturas em betão armado, o nosso país usa a norma portuguesa (REBAB- Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado), mas essa norma foi substituída pela norma europeia, e sendo assim importa analisar de uma forma global os novos procedimentos e implicações que terá a nova legislação europeia no dimensionamento das estruturas de Betão armado em Moçambique. É importante lembrar que o REBAP- (Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré- Esforçado) é a norma portuguesa e não Moçambicana. Recentemente em 2022, Portugal deixou de usar o REBAP estando a usar EUROCODIGO (Norma europeia). A Pergunta que fica é esta: Porque o nosso país ainda está ainda a usar uma norma não mais útil no seu país de origem? O objectivo desta Monografia é de fazer uma comparação nos procedimentos de cálculo de uma estrutura de laje em betão armado e saber qual é o impacto económico que a nova legislação terá comparado ao antigo.Documento Análise do Comportamento da Alvenaria Estrutural em Situações de Incêndio(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Zandamela, Milton Marcelino; Checane, TeodósiaOs sistemas em alvenaria estrutural estão cada vez mais em uso no país, sobretudo nos últimos anos com a aplicação de vantagens técnicas e económicas associadas ao sistema. Apesar da ampla utilização da alvenaria estrutural, o comportamento destes sistemas quando submetidos à situação do incêndio ainda é pouco abordado em Moçambique, que actualmente não conta com normas e métodos para o dimensionamento de edifícios de alvenaria estrutural em situação de incêndio. Diante disso, este trabalho tem como objectivo principal analisar o comportamento térmico e mecânico da alvenaria estrutural quando sujeita à situação de incêndio. Infelizmente, os custos dos ensaios são muito elevados e faltam também laboratórios para realizá-los no país. Existem poucos registos de testes em escala real, com o elemento estrutural nas condições de serviço, ou seja interagindo com o resto da estrutura. Entretanto, realizou-se um extenso programa de análise qualitativa e quantitativa de ensaios experimentais feitos por diferentes autores, nos quais argamassas, blocos e pequenas paredes de alvenaria estrutural foram caracterizados em temperatura ambiente e foram posteriormente submetidos a ensaios de simulação de incêndio-padrão seguindo a curva proposta pela ISO 834-1:1999. Em função dos recursos disponíveis, foram feitas simulações computacionais com recurso a vários programas, já que os programas podem apresentar graus de dificuldades de uso diferentes para a obtenção dos mesmos resultados. Os softwares utilizados para realizar as simulações computacionais foram o Mecway FEA , FDS/PYROSIM, ABAQUS e o DIANA. Analisou-se o comportamento frente a um incêndio de um pórtico de dois pavimentos com ligação rígida entre lajes e paredes e com elementos de interface entre lajes e paredes. Os elementos estruturais foram analisados quanto ao comportamento térmico e mecânico com o objectivo de avaliar a evolução das temperaturas em diferentes pontos da parede, assim como avaliar as deformações que surgiram com o incremento da temperatura. A partir das simulações de incêndio-padrão, observou-se que os elementos estruturais apresentaram elevada danificação após a acção do fogo. Além disso, elementos constituídos por blocos de paredes maciças apresentaram maior grau de compartimentação e isolamento térmico 27% superior em relação aos elementos com blocos de paredes vazadas. No mesmo contexto, a adição dos revestimentos em argamassas de cimento e gesso elevou em 103% e 54%, respectivamente, o tempo necessário para perda do critério de isolamento térmico. Quanto ao comportamento mecânico residual, notou-se que as pequenas paredes maciças manifestaram resistência residual quatro vezes superior em relação aos mesmos elementos com blocos de paredes vazadas.Documento Manutenção da Via Permanente, Como um Pressuposto Para Prevenção da Ocorrência dos Garrotes: Estudo de Caso da linha de Ressano Garcia (CFM – SUL)(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Gume, Valeriano Vasconcelos; Checane, TeodósiaPageNumber 12 - RESUMO A confiabilidade e segurança dos equipamentos ou sistemas, são as principais preocupações na gestão da manutenção. Visto que a manutenção proporciona maior disponibilidade e vida útil dos equipamentos, que se traduz em ganhos financeiros para a organização (CFM), principalmente quando o equipamento é considerado um gargalo ou um recurso com capacidade restrita. Deste modo, a presente monografia consiste em apresentar propostas para a melhoria da segurança e circulação ferroviária, tendo como base a aplicação da Manutenção como forma de encontrar soluções para prevenção dos acidentes ferroviários, causados pelo surgimento de garrotes na linha férrea. Para se alcançar os resultados, foram analisados os planos e os relatórios de manutenção, mapas de descarrilamentos, tabelas de restrições, observação, entrevista e uma pesquisa bibliográfica, com objectivo de reunir informações sobre o assunto na busca de melhores métodos para a solução do problema em estudo. Daí que com a utilização desta ferramenta espera-se que haja melhoria no que tange as ocorrências dos garrotes, o que proporcionará maior rentabilidade, segurança, conforto e disponibilidade dos veículos para o tráfego de pessoas e bens.Documento Proposta de métodos de recuperação das degradações no pavimento da Estrada Nacional Nº 2. Estudo de Caso do Troço Boane – Mafuiane.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Nzualo, Teodósio Alcino; Macamo, Pacheco Fernando; Checane, TeodósiaO presente trabalho aborda aspectos técnicos usados para a recuperação de algumas patologias encontradas na estrada Nacional N2 no troço Boane – Mafuiane que interferem na qualidade do pavimento asfáltico da mesma. Consequentemente está via beneficia de alguns métodos de recuperação executivos, devido a intensidade do tráfego e intempéries das quais a mesma é submetida. Com observância em normas técnicas estabelecidas pelos órgãos que tutelam o sector de estradas, os processos construtivos foram sendo compostos para possibilitar o aumento do tempo de vida deste revestimento betuminoso. A via apresenta buracos, fissuras e outras patologias identificadas in situ, estas que colocam em risco a trafegabilidade, pondo em causa a segurança, conforto e comodidade e, se não forem adequadamente recuperadas, podem se tornar irreparáveis, exigindo deste modo com o passar dos anos que o pavimento seja reconstruído em toda a sua estrutura. Este trabalho identifica quais as mais apropriadas metodologias e técnicas para o reparo das degradações identificados, propondo métodos para melhores Resultados em observância as Normas Técnicas estabelecidas pela ANE, IP e SATCC.