Faculdade de Ciências Naturais e Matemática (FCNM)
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Explorar Faculdade de Ciências Naturais e Matemática (FCNM) por Supervisor "António, Amândio"
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Documento ANÁLISE DIDÁCTICA DOS MANUAIS ESCOLARES: CASO DOS CONCEITOS E LEIS FÍSICAS NO CAPÍTULO DA ELECTRICIDADE 10a E 11a CLASSE(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Mangue, Joana Bernardo; António, AmândioA presente pesquisa centrou-se, na análise didáctica de seis manuais, manuais estes em uso em Moçambique e provenientes em três editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores. A ideia central estava centrada em perceber se o tratamento diferenciado de conceitos e leis físicas em manuais das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, sobre o capítulo de electricidade tem influência, no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos. Um trabalho de carácter qualitativo e baseado numa técnica bibliográfica, iniciou-se em fazer o levantamento dos conceitos e leis físicas nos manuais, no capítulo de Electricidade em cada manual escolar da 10a e 11a Classe das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, seguiu-se, com a averiguação do nível de tratamento dos conceitos e leis físicas, e depois fez- se a examinação comparativa da profundidade de tratamento de conceitos e leis físicas, nos livros da 10a e 11a Classe das editoras em estudo. No geral, o tratamento diferenciado de conceitos e leis físicas em manuais das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, tem influência positiva bem como negativa, no processo de ensino aprendizagem. Pelo que, os professores são chamados a serem mais atentos, no processo da escolha de manuais, por outro lado, constatou-se que os livros da 10a classe da Longman aborda, com muita precisão os conceitos da electricidade e o livro da 11a classe da editora Texto Editores aborda, com muita profundidade científica e precisão às leis Físicas dos conteúdos da electricidade.