Faculdade de Ciências Naturais e Matemática (FCNM)
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Documento AGRICULTURAL RESIDUAL BIOMASS HEAT POTENTIAL ASSESSMENT: A CONTRIBUTION TO THE AGRICULTURAL SOLID WASTE (ASW) ENERGY VALUATION(2025) Boane, Alberto Arnaldo; Monjane. A.A.R; Dias, A.J.GuernerAbout 63.5% of 31 million Moz ambican dwellers, live in rural areas and rely on agriculture and livestock. These activities generat e large amounts of potentially polluting waste and energy. In order to contribute to the reduction of the environmental impact of this waste, its calorific potential for possible energy use was analyzed. Based on non-probabilistic sampling, samples of peanut pod, bean plant and corn kernel were collected. The physical characterization consisted of the determination of Volatile matter, Ashes and Fix ed Carbon by thermogravimetry/oven (T = 550-900o C); chemical analysis to determine the elemental composition by Scanning Electron Microscopy (SEM/EDS) and energy analysis to determine t he High Calorific Power (HHP) by Calorimeter. Physical analysis revealed the following results: Peanut capsule (70.88%; 4.26% and 25.28%); Corn kernel (70.01%; 7.22%; 22.78% ) and Beanstalk (29.35%; 64.83%; 8.83% ), respectively. Chemical analysis revealed the presence of the following elements: Calcium (Ca), Magnesium (Mg), Sodium (Na), Silicon (Si), Carbon (C), and Oxygen (O) in significant mass and EPTs in trace amounts. HHP analysis revealed the following results: peanut capsule (19342 J/g); corn kernel (14877 J/g) and bean plant (5559 J/ g). Thes e results lead to the conclusion that residual biomass from peanuts is more appropriate for energy use compared to corn and beans.Documento ANÁLISE DIDÁCTICA DOS MANUAIS ESCOLARES: CASO DOS CONCEITOS E LEIS FÍSICAS NO CAPÍTULO DA ELECTRICIDADE 10a E 11a CLASSE(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Mangue, Joana Bernardo; António, AmândioA presente pesquisa centrou-se, na análise didáctica de seis manuais, manuais estes em uso em Moçambique e provenientes em três editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores. A ideia central estava centrada em perceber se o tratamento diferenciado de conceitos e leis físicas em manuais das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, sobre o capítulo de electricidade tem influência, no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos. Um trabalho de carácter qualitativo e baseado numa técnica bibliográfica, iniciou-se em fazer o levantamento dos conceitos e leis físicas nos manuais, no capítulo de Electricidade em cada manual escolar da 10a e 11a Classe das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, seguiu-se, com a averiguação do nível de tratamento dos conceitos e leis físicas, e depois fez- se a examinação comparativa da profundidade de tratamento de conceitos e leis físicas, nos livros da 10a e 11a Classe das editoras em estudo. No geral, o tratamento diferenciado de conceitos e leis físicas em manuais das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, tem influência positiva bem como negativa, no processo de ensino aprendizagem. Pelo que, os professores são chamados a serem mais atentos, no processo da escolha de manuais, por outro lado, constatou-se que os livros da 10a classe da Longman aborda, com muita precisão os conceitos da electricidade e o livro da 11a classe da editora Texto Editores aborda, com muita profundidade científica e precisão às leis Físicas dos conteúdos da electricidade.Documento Avaliação Comparativa da Citotoxicidade in vitro de Terminalia sericea em células mononucleares do sangue periférico humano (PBMCs) por Microscopia e Citometria de fluxo(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Armando, Denigência; Lobo, Felisberto; Chissumba, Raquel MataveleA garantia de mensuração da citotoxicidade constitui um parâmetro crucial no uso de plantas medicinais. Este estudo avaliou a atividade citotóxica in vitro de extratos de folhas Terminalia sericea em células mononucleares do sangue periférico humano (PBMCs) por dois métodos citometria e microscopia. As PBMCs de doadores saudáveis foram expostas a concentrações variadas (1.95, 3.91, 7.8125, 15.625, 31.25, 62.5, 125, 250, 500,1000 µg/ml) por 24 horas. Foi usado o corante azul de tripano para a microscopia e Corante de Viabilidade Fixável (FVS) para a citometria a fim de determinar a viabilidade e inviabilidade das PBMCs humanas após o tratamento com os extratos. O extrato de Terminalia sericea apresentou baixa citotoxicidade para ambos os métodos a microscopia (LC50=2,4) e citometria (LC50=2,2). Houve uma correlação positiva e forte entre ambos os métodos submetidos na mensuração da citotoxicidade de Terminalia sericea (r=0,97; p=0,001) e uma boa concordância na mensuração da citotoxicidade pela citometria e microscopia (p=0,262; viés=-0,9).Documento Avaliação da Eficácia anti ˗ microbiana das sementes da Moringa oleífera no tratamento da água dos poços usada para o consumo humano.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Jone, Meque Francisco; Novela, Agnes ClotildeA água é um recurso escasso e indispensável à vida, que a cada dia vem se tornando menos disponível em sua forma viável de utilização, sendo necessários tratamentos para adequação dos parâmetros de qualidade que não se enquadram nas directrizes da legislação. Dentre os vários métodos de tratamento, a coagulação com as sementes da Moringa oleífera é empregada em amostras que não atendem as especificações biológico, químico e físico por forma a eliminar os microrganismos presentes na água. Geralmente, os coagulantes de origem natural empregáveis para essa finalidade são as sementes da Moringa oleifera, devido o seu baixo custo e acessibilidade, vários estudos realizados revelam que as sementes da Moringa oleífera têm a capacidade de clarear a água. Por esta razão, esta pesquisa tem como objectivo avaliar a eficácia anti ˗ microbiana das sementes da Moringa oleífera no tratamento da água dos poços usada para o consumo humano. O estudo tem como base uma metodologia quantitativa de natureza experimental, foram colectadas amostras de água no bairro da Tavira, localidade de Maluane- Manhiça, em um poço específico seleccionado sistematicamente de acordo com a vulnerabilidade que este apresenta, como é o caso da ausência de tampas, proximidade com a via publica e com a latrina, sendo que a ausencia de uma tampa para protejer a agua e a proximidade deste com a letrina destacam se como provaveis vias de contaminacao, tendo sido feita uma pré- análise da sua qualidade e outra pós-tratamento. Os resultados mostram eficácia na redução dos microrganismos de (> 100 a <1), quando avaliada a acção do coagulante isolada da Moringa oleífera em relação ao processo completo. O ensaio com as melhores condições de trabalho foi caracterizado conforme os parâmetros de pH e comparado com a amostra antes do tratamento. Conclui-se que a utilização da moringa como agente coagulante e na eliminação dos coliformes fecais no tratamento da água dos poços é eficaz, e pode ser uma alternativa para a substituição do sulfato de alumínio.Documento Avaliação da eficácia do uso da Luffa aegyptiaca no tratamento das Micoses (Pitiríase versicolor e Tinea pedis) no Bairro Luís Cabral.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Adão, Eunícia Cremenzi; Lobo, FelisbertoEste trabalho de pesquisa tem como objectivo geral: Avaliar a eficácia do uso da Luffa aegyptiaca (Esponja Vegetal) no tratamento das Micoses (Pitiríase versicolor e Tinea pedis) no Bairro Luís Cabral. Fez-se o estudo qualitativo no qual recorreu-se ao uso do inquérito que incidiu sobre uma amostra de 32 indivíduos no bairro acima mencionado, Distrito Municipal de Kamubukwana, na Cidade de Maputo. O método qualitativo permitiu a compreensão da eficácia da planta mencionada no tratamento da Pitiríase versicolor e Tinea pedis, sendo que a micose, uma doença que faz parte de um grupo de patologias frequentes no seio dos moradores do Luís Cabral, está sujeita a interpretações de dados por parte dos indivíduos em termos das possíveis formas de tratamento. De acordo com os resultados do estudo, a Luffa aegyptiaca no bairro Luís Cabral é usada no tratamento de micose, esfrega-se o corpo ao tomar banho e também é usada, na cura de Anemia (94%), como alimentar e lavagem de loiça (6%), sendo que as partes usadas são as folhas, sementes e o próprio fruto, serve como alternativa para curar pacientes que apresentam Micoses.Documento AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E SAÚDE AMBIENTAL DO RECINTO DO CAMPUS DE LHANGUENE DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MAPUTO(2018) MUNGUAMBE, Aiquel. J; BOANE, Alberto Arnaldo; GANI, Amad ADocumento Avaliação da Qualidade Químico-nutricional e Microbiológica de Geleias de Tamarindo (Tamarindus Indica L) Produzidas Artesanalmente à Base de Açúcar e Tâmara (Phoenix Dactylifera):Caso do Bairro Matola Gare-Km15(2024) Mondlane, Angelina João; Boane, Alberto ArnaldoDocumento Avaliação do Potencial Calorífico dos Resíduos Sólidos Agrícolas para fins Energéticos: Um estudo de Caso de Cápsula de amendoim(2023) Chachuaio, Lúcia José; Boane, Alberto ArnaldoDocumento Avaliação do Potencial Energético de Resíduos Sólidos Hospitalares: Uma Contribuição para a Valorização Energética e Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Saúde José Macamo(2025) Nhampossa, Alice Da Lucerna Custódio; Boane, Alberto ArnaldoDocumento Avaliação do Potencial Energético de Resíduos Sólidos Urbanos e Agrícolas: Uma Contribuição para a Diversificação da Matriz Energética e Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos(2025) Boane, Alberto Arnaldo; Monjane, António Armindo Rúben; Dias, António José GuernerO processo de gestão de RSU nas cidades moçambicanas é um desafio que requer uma atenção especial de todos os actores da sociedade, pois, os resíduos gerados quando não são devidamente geridos constituem um problema de saúde pública generalizado. Os resíduos produzidos e não aproveitados contribuem para a contaminação do ar, solos, cursos de água, sistemas de drenagem e do oceano. A presente pesquisa teve como objectivo avaliar o potencial energético de resíduos plásticos e alguns resíduos agrícolas gerados e descartados na zona urbana e zona rural sem nenhum aproveitamento. O estudo usou uma metodologia embasada no paradigma anarquista efectivado pelo método experimental com abordagem quantitativa. A amostragem utilizada foi não probabilística baseada nos protocolos MODECOM - 1998 para resíduos de material plástico (RSU) e SWA-Tool - 2004 para biomassas (RSA). A determinação do potencial energético dos resíduos seguiu três fases: i. análise proximal (Humidade, Cinzas, Voláteis e Carbono Fixo) pelo método do Forno; ii. análise elementar (composição química) pelo método SEM/EDS - Scanning Electron Microscope / Energy-dispersive X-ray spectroscopy) e iii. análise calorimétrica (potencial calorífico) pelo método da Bomba carimétrica. Com base nos resultados destas análises, foram determinados empiricamente os Valore Calorífico Inferior (VCI) e o Valor Calorífico Superior (VCS) dos resíduos. Os Potenciais de Recuperação Energética (PRE) e de Geração Eléctrica (PGE) foram determinados também empiricamente por modelação matemática. Os resultados da análise do potencial energético dos RSA encontrados são: amendoim (19.342 J/g); milho (14.877 J/g); feijão (5.559 J/g). Os resultados da análise do potencial energético dos RSU encontrados são: Polietileno de alta densidade (PEAD) (47.459 J/g); Polipropileno (PP) (45.276 J/g); Poliestireno (PS) (41.239 J/g); Polietileno de baixa densidade (PEBD) (40.300 J/g) e Polietileno tereftalato (PET) (24.128 J/g). Com vista a aferir a influência da origem no potencial energético dos resíduos fez-se uma comparação com resíduos semelhantes de diferentes origens, sob mesmas condições de amostragem e de análise. Desta comparação constatou-se que, os RSU de Maputo analisados são mais energéticos que os do Porto. Contrariamente, os RSA do Porto analisados são mais energéticos que os RSA de Maputo. Com base nestes resultados pode-se concluir que, o amendoim é mais energético em relação ao milho e feijão, em todas as amostras, enquanto o PEAD é mais energético em relação a outros plásticos estudados. Concluiu-se também que, os RSU possuem maior potencial energético em relação aos RSA. Estas conclusões permitem inferir que, os RSU e RSA possuem um alto potencial calorífico para uso na geração de electricidade através de Tecnologias WTE, especificamnete a incineração de seus componentes individuais ou de misturas em proporções pré- estabelecidas, o que significa que a origem e o tipo de resíduo sólido afectam o seu potencial energéticoDocumento Caracterização Física e Projecção da Taxa de Geração de Resíduos Sólidos: Um Estudo de Caso do Município de Maputo entre 2024-2034(2025) Neves, Madalena da Vitória; Boane, Alberto ArnaldoDocumento Clubes de Física Como Alternativa Didáctica e de Pesquisa da 8ª a 10ª Classe – Caso da Disciplina de Física na Escola Secundária de Mabilibili.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Cumbane, Almeida Benjamin Lázaro; Nharreluga, Ézar EsaúNo geral, a actividade experimental é escassa nas escolas moçambicanas, sendo são apontados factores associados ao não domínio do conhecimento sobre a mesmas actividades experimental bem como factores associados a ordem financeira. A presente pesquisa intitulada por Clubes de Física Como Alternativa Didáctica e de Pesquisa da 8a a 10a Classe – Caso da Disciplina de Física na Escola Secundária de Mabilibili. O foco centrou-se na idealização e criação de um Clube de Física, como alternativa didáctica de pesquisa, actores principais alunos da 8a, 9a, e 10a classe. Trabalho de caracter qualitativo, teve como meta principal desenvolver clubes de Física como alternativa para alavancar aprendizagem investigativa, primeiro procedeu-se ao levantamento de informações de base conducente às principais dificuldades que os alunos apresentam para com a actividade experimental, contextualização e inovação no contexto do processo de ensino-aprendizagem; de seguida fez-se a organização de um modelo conceptual e operacional de clube de Física, após a concepção do modelo seguiu-se com a criação de um clube de Física e finalmente procedeu-se a análise do nível de engajamento dos clubes criados no processo de ensino-aprendizagem da Física. A amostra foram 45 alunos e 3 conselheiros, sendo 48 sujeitos (13,45%), dos 45 alunos 15 foram da 8a classe, 9a classe, 10a classe respectivamente. Às principais actividades desenvolvidas no clube de Física são actividades de pesquisa mediante (temas de pesquisa), organização e realização de experiências, resolução de actividades de fixação e finalmente redação de actas e relatório, a escolha de redação de actas e relatórios visava ao aperfeiçoamento na capacidade de escrita e leitura dos alunos. O nível de aceitamento do clube de física é satisfatório pois 100% dos participantes afirmam que o usos da metodologia é viável no PEA da Física.Documento Concepção de Kit Experimental para o estudo das Leis de Newton: Caso dos alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Manjacaze(Universidade Pedagógica de Maputo, 2022) Machava, João Américo; Lúcia, MariaO presente trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Secundária de Manjacaze na província de Gaza, distrito de Manjacaze no período de Fevereiro de 2022 a Junho de 2023, com duração de dezassete meses e visa conceber um kit contendo quatro experiências para o estudo das leis de Newton nos alunos da 8ª classe. Através deste Kit é possível perceber que o uso das experiências para o tratamento das leis de Newton, constitui uma ferramenta fundamental para o alcance dos bons resultados visto que, as experiências concebidas ligam a teoria com o quotidiano do aluno tornado, assim, a aprendizagem muito fácil e divertida. Foi possível perceber que os alunos aprendem com facilidade quando são submetidos as aulas práticas e acompanhadas de experiências demonstrativas do que quando são submetidos só às aulas teóricas. O kit concebido apresenta os seguintes materiais para a realização das experiências: 2 carrinhos, 5 balões, uma cartolina, um copo, uma moeda de 5 meticais, uma rampa, uma barra de madeira, um bloco formado pelas barras de madeira para inclinar a rampa, um corpo feito pela madeira, uma fita adesiva, uma régua, uma barra de madeira, três pedrinhas de diferentes massas, um palito de fósforo, uma mola, três canudos. Esses materiais foram divididos, a fim de montar-se quatro experiências para garantir o estudo das três leis de Isaac Newton.Documento Geração de Biodiesel a partir da Biomassa Residual do Amendoim(2022) Queface, Neima Lino; Boane, Alberto ArnaldoDocumento Levantamento de Macroalgas da Ponta do Ouro(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Alfai, Rosa Alberto; Lobo, FelisbertoAs macroalgas marinhas compreendem um grupo muito diversificado de organismos aquáticos fotossintetizantes e constituem um dos mais importantes recursos naturais marinhos. Estes organismos apresentam ampla distribuição geográfica, colonizando diversos habitats em todos os mares do planeta. Elas pertencem a três grupos principais com base na sua pigmentação dominante: Algas verdes (Chlorophyta), Algas vermelhas (Rhodophyta) e Algas Castanhas (Phaeophyta). A pesquisa foi desenvolvida na Ponta do Ouro, com tema levantamento de macroalgas da Ponta do Ouro, onde foram identificadas espécies de macroalgas em duas estações: Estacão fria-seca e estacão quente-chuvosa. Neste estudo foram identificadas 60 espécies de macroalgas na estação fria-seca, sendo 18 espécies pertencente a divisão Chorophyta, 27 espécies pertencentes a divisão Rhodophyta, e 15 espécies pertencente a divisão phaeophyta. Em contrapartida na estação quente-chuvosa, foram identificadas 71 espécies de macroalgas sendo 23 espécies pertencente a divisão Chorophyta, 31 espécies pertencentes a divisão Rhodophyta, e 17 espécies pertencente a divisão phaeophyta, porém nas espécies identificadas na estação quente-chuvosa apenas 12 espécies são diferentes das espécies identificadas na estação fria-seca e 3 foram identificadas apenas na estação fria-seca. Não houve diferença estatisticamente significativa na riqueza de espécies de macroalgas na Ponta do Ouro nas duas estações (estação fria-seca e estação quente-chuvosa).Documento MAPEAMENTO, TRIAGEM E CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS: UM ESTUDO DE POSSIBILIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA POR TECNOLOGIAS WTE EM MANHIÇA-MAPUTO(2018) MACAMO, Florência. J; BOANE, Alberto. A; MONJANE, A; GUERNER, Dias.ADocumento Perfil e Práticas Higiénico Sanitárias dos Vendedores de Alimentos nos Mercados da Cidade de Maputo(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Zandamela, Julieta Nelson; Mucaca, Cornélio Artur LuísO presente estudo visa analisar o perfil e práticas higiénicas e sanitárias dos vendedores de alimentos nos mercados da cidade de Maputo”. Para a materialização do estudo, recorreu-se a uma amostragem não probabilística por conveniência em que foram inquiridos 32 vendedores de 4 mercados da cidade de Maputo nomeadamente, Estrela Vermelha, Barracas do Museu, Benfica e Xipamanine, sendo 8 vendedores em cada mercado. Utilizou-se como instrumentos de Colecta de dados a observação e um questionário estruturado. Como resultados verificou-se que as maiorias dos vendedores inquiridos possuem idade que varia entre 21 a 30 anos de idade a maioria dos inquiridos possuem o nível básico seguidos dos que não possuem nível académico, não receberam treinamento em Boas Práticas de Manipulação e vendem por não possuir qualificação diante das exigências de mercado. Os alimentos mais vendidos são confeccionados a base de farinha, arroz, feijões e carnes como principal fonte. Verificou-se que apesar de algumas condições higiénico-sanitárias estarem a ser observadas pelos vendedores há falta de supervisão da higiene pessoal e manipulação dos alimentos pelas entidades competentes, assim como, os vendedores não apresentam-se com mãos limpas e unhas curtas e apresentam-se com objectos de adorno em suas mãos.Documento Possibilidade de Construção de Materiais Instrucionais a Partir de Resíduos Sólidos Gerados no Recinto Escolar: Uma Estratégia para a Valorização de Resíduos Solidos Escolares(Universidade Pedagógica Maputo, 2025) Meleco, Teresa António; Boane, Alberto ArnaldoA presente monografia teve como fundamento a necessidade de se reaproveitar os resíduos sólidos gerados nas escolas para produzir materiais instrucionais para que possam auxiliar os professores e os alunos no processo de ensino-aprendizagem. O objectivo principal da pesquisa foi de avaliar a possibilidade da construção de materiais instrucionais para conteúdos sobre o meio ambiente no Ensino Secundário. Sendo os objectivos especificos: Estimar qualitativamente os Resíduos Sólidos Gerados no Recinto escolar na cidade de Maputo; identificar nos programas de ensino de química do primeiro ciclo do Ensino Secundário alguns conteúdos relacionados ao meio ambiente; conceber alguns materiais instrucionais a partir dos Resíduos Sólidos gerados nas escolas de Maputo. Usou-se uma metodologia com abordagem mista usando como técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica e a observação directa. Os resultados desta pesquisa mostraram que no pátio da escola pública os resíduos gerados são predominantemente compostos por papel, plástico, embalagens de doces, bolachas, pipocas, garrafas plásticas e pauzinhos de doces, e na escola privada existem os mesmos resíduos, a diferença é que nesta escola, os resíduos sólidos encontram-se na lata de lixo e não espalhados pelo pátio e foram encontradas também folhas secas de árvores. Dos resíduos sólidos gerados nas escolas, não foi possível usar um método científico para quantificar os mesmos, porém, por via da observação, foi possível chegar à conclusão de que os resíduos mais produzidos pelos alunos são papéis, depois seguem materiais plásticos no geral. Ao se analisarem os programas de ensino de química do I ciclo do Ensino Secundário Geral, foram encontrados conteúdos relacionados ao meio ambiente ao nível da 8a classe na 4a unidade temática; ao nível da 9a classe na 6a unidade temática. Foi possível conceber os seguintes materiais instrucionais: representação da estrutura do metano, do cromossoma e de uma cidade sustentável e outra não sustentável. Para colmatar os problemas causados pelos resíduos sólidos nas escolas, sugere-se eco pontos estrategicamente localizados para incentivar o descarte correcto dos resíduos gerados pelos alunos; evitar a queima dos resíduos a céu aberto e optar por métodos de descarte menos agressivos ao ambiente e introduzir projectos de compostagem utilizando folhas de árvores, como uma prática sustentável e educativa.Documento Uso de Jogos Lúdicos na Abordagem de Conteúdos Sobre Símbolos Químicos na 8ª Classe Numa das Escolas da Cidade da Matola(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Augusto, Cardoso; Camuendo, Ana Paula AlichiA presente pesquisa teve como objectivo analisar a influência dos jogos lúdicos na abordagem de conteúdos sobre símbolos Químicos ao nível da 8a Classe, a partir do qual procurou-se identificar os jogos lúdicos que podem ajudar os alunos a melhorar a escrita de símbolos químicos; identificar as formas de inserção dos jogos lúdicos no Processo de Ensino- Aprendizagem de Química; realizar um estudo comparativo das aulas leccionadas com recurso aos jogos e sem jogos lúdicos. Assim, na base de uma pesquisa mista, isto é, qualitativa e quantitativa foi realizado um pré-teste e pós-teste com os alunos e entrevista com professores. Da entrevista com os professores, estes afirmaram que não têm aplicado jogos lúdicos nas suas aulas, justificando a falta de tempo, e outros materiais. Também verificou-se que os professores durante a planificação quinzenal, não prevêem a inserção das formas alternativas para abordagem de conteúdos sobre símbolos Químicos. Contudo, os mesmos reconhecem a importância dos jogos lúdicos, pois afirmaram que são relevantes no processo de ensino- aprendizagem, desde que estejam ligados a aula. Os resultados da observação evidenciam, que os jogos lúdicos aumentam a motivação dos alunos e os mesmos expressam- se com alguma liberdade porque o jogo coloca-lhes como agentes activos no processo de aprendizagem. Os resultados do pós-teste revelaram vantagens no uso dos jogos lúdicos, pois cerca de 90% de alunos da turma experimental responderam acertadamente as questões colocadas sobre símbolos Químicos. Contrariamente à turma de controlo, onde cerca de 85% dos alunos responderam erradamente. Para a mitigação dos problemas verificados durante a pesquisa, a supervisão pedagógica e formação contínua devem acontecer de forma frequente para actualização dos professores sobre estratégias de abordagem dos vários conteúdos na disciplina de Química.
