Faculdade de Ciências Naturais e Matemática (FCNM)
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Documento ANÁLISE DIDÁCTICA DOS MANUAIS ESCOLARES: CASO DOS CONCEITOS E LEIS FÍSICAS NO CAPÍTULO DA ELECTRICIDADE 10a E 11a CLASSE(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Mangue, Joana Bernardo; António, AmândioA presente pesquisa centrou-se, na análise didáctica de seis manuais, manuais estes em uso em Moçambique e provenientes em três editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores. A ideia central estava centrada em perceber se o tratamento diferenciado de conceitos e leis físicas em manuais das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, sobre o capítulo de electricidade tem influência, no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos. Um trabalho de carácter qualitativo e baseado numa técnica bibliográfica, iniciou-se em fazer o levantamento dos conceitos e leis físicas nos manuais, no capítulo de Electricidade em cada manual escolar da 10a e 11a Classe das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, seguiu-se, com a averiguação do nível de tratamento dos conceitos e leis físicas, e depois fez- se a examinação comparativa da profundidade de tratamento de conceitos e leis físicas, nos livros da 10a e 11a Classe das editoras em estudo. No geral, o tratamento diferenciado de conceitos e leis físicas em manuais das editoras Longman, Plural Editores e Texto Editores, tem influência positiva bem como negativa, no processo de ensino aprendizagem. Pelo que, os professores são chamados a serem mais atentos, no processo da escolha de manuais, por outro lado, constatou-se que os livros da 10a classe da Longman aborda, com muita precisão os conceitos da electricidade e o livro da 11a classe da editora Texto Editores aborda, com muita profundidade científica e precisão às leis Físicas dos conteúdos da electricidade.Documento Avaliação Comparativa da Citotoxicidade in vitro de Terminalia sericea em células mononucleares do sangue periférico humano (PBMCs) por Microscopia e Citometria de fluxo(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Armando, Denigência; Lobo, Felisberto; Chissumba, Raquel MataveleA garantia de mensuração da citotoxicidade constitui um parâmetro crucial no uso de plantas medicinais. Este estudo avaliou a atividade citotóxica in vitro de extratos de folhas Terminalia sericea em células mononucleares do sangue periférico humano (PBMCs) por dois métodos citometria e microscopia. As PBMCs de doadores saudáveis foram expostas a concentrações variadas (1.95, 3.91, 7.8125, 15.625, 31.25, 62.5, 125, 250, 500,1000 µg/ml) por 24 horas. Foi usado o corante azul de tripano para a microscopia e Corante de Viabilidade Fixável (FVS) para a citometria a fim de determinar a viabilidade e inviabilidade das PBMCs humanas após o tratamento com os extratos. O extrato de Terminalia sericea apresentou baixa citotoxicidade para ambos os métodos a microscopia (LC50=2,4) e citometria (LC50=2,2). Houve uma correlação positiva e forte entre ambos os métodos submetidos na mensuração da citotoxicidade de Terminalia sericea (r=0,97; p=0,001) e uma boa concordância na mensuração da citotoxicidade pela citometria e microscopia (p=0,262; viés=-0,9).Documento Avaliação da Eficácia anti ˗ microbiana das sementes da Moringa oleífera no tratamento da água dos poços usada para o consumo humano.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Jone, Meque Francisco; Novela, Agnes ClotildeA água é um recurso escasso e indispensável à vida, que a cada dia vem se tornando menos disponível em sua forma viável de utilização, sendo necessários tratamentos para adequação dos parâmetros de qualidade que não se enquadram nas directrizes da legislação. Dentre os vários métodos de tratamento, a coagulação com as sementes da Moringa oleífera é empregada em amostras que não atendem as especificações biológico, químico e físico por forma a eliminar os microrganismos presentes na água. Geralmente, os coagulantes de origem natural empregáveis para essa finalidade são as sementes da Moringa oleifera, devido o seu baixo custo e acessibilidade, vários estudos realizados revelam que as sementes da Moringa oleífera têm a capacidade de clarear a água. Por esta razão, esta pesquisa tem como objectivo avaliar a eficácia anti ˗ microbiana das sementes da Moringa oleífera no tratamento da água dos poços usada para o consumo humano. O estudo tem como base uma metodologia quantitativa de natureza experimental, foram colectadas amostras de água no bairro da Tavira, localidade de Maluane- Manhiça, em um poço específico seleccionado sistematicamente de acordo com a vulnerabilidade que este apresenta, como é o caso da ausência de tampas, proximidade com a via publica e com a latrina, sendo que a ausencia de uma tampa para protejer a agua e a proximidade deste com a letrina destacam se como provaveis vias de contaminacao, tendo sido feita uma pré- análise da sua qualidade e outra pós-tratamento. Os resultados mostram eficácia na redução dos microrganismos de (> 100 a <1), quando avaliada a acção do coagulante isolada da Moringa oleífera em relação ao processo completo. O ensaio com as melhores condições de trabalho foi caracterizado conforme os parâmetros de pH e comparado com a amostra antes do tratamento. Conclui-se que a utilização da moringa como agente coagulante e na eliminação dos coliformes fecais no tratamento da água dos poços é eficaz, e pode ser uma alternativa para a substituição do sulfato de alumínio.Documento Avaliação da eficácia do uso da Luffa aegyptiaca no tratamento das Micoses (Pitiríase versicolor e Tinea pedis) no Bairro Luís Cabral.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Adão, Eunícia Cremenzi; Lobo, FelisbertoEste trabalho de pesquisa tem como objectivo geral: Avaliar a eficácia do uso da Luffa aegyptiaca (Esponja Vegetal) no tratamento das Micoses (Pitiríase versicolor e Tinea pedis) no Bairro Luís Cabral. Fez-se o estudo qualitativo no qual recorreu-se ao uso do inquérito que incidiu sobre uma amostra de 32 indivíduos no bairro acima mencionado, Distrito Municipal de Kamubukwana, na Cidade de Maputo. O método qualitativo permitiu a compreensão da eficácia da planta mencionada no tratamento da Pitiríase versicolor e Tinea pedis, sendo que a micose, uma doença que faz parte de um grupo de patologias frequentes no seio dos moradores do Luís Cabral, está sujeita a interpretações de dados por parte dos indivíduos em termos das possíveis formas de tratamento. De acordo com os resultados do estudo, a Luffa aegyptiaca no bairro Luís Cabral é usada no tratamento de micose, esfrega-se o corpo ao tomar banho e também é usada, na cura de Anemia (94%), como alimentar e lavagem de loiça (6%), sendo que as partes usadas são as folhas, sementes e o próprio fruto, serve como alternativa para curar pacientes que apresentam Micoses.Documento Clubes de Física Como Alternativa Didáctica e de Pesquisa da 8ª a 10ª Classe – Caso da Disciplina de Física na Escola Secundária de Mabilibili.(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Cumbane, Almeida Benjamin Lázaro; Nharreluga, Ézar EsaúNo geral, a actividade experimental é escassa nas escolas moçambicanas, sendo são apontados factores associados ao não domínio do conhecimento sobre a mesmas actividades experimental bem como factores associados a ordem financeira. A presente pesquisa intitulada por Clubes de Física Como Alternativa Didáctica e de Pesquisa da 8a a 10a Classe – Caso da Disciplina de Física na Escola Secundária de Mabilibili. O foco centrou-se na idealização e criação de um Clube de Física, como alternativa didáctica de pesquisa, actores principais alunos da 8a, 9a, e 10a classe. Trabalho de caracter qualitativo, teve como meta principal desenvolver clubes de Física como alternativa para alavancar aprendizagem investigativa, primeiro procedeu-se ao levantamento de informações de base conducente às principais dificuldades que os alunos apresentam para com a actividade experimental, contextualização e inovação no contexto do processo de ensino-aprendizagem; de seguida fez-se a organização de um modelo conceptual e operacional de clube de Física, após a concepção do modelo seguiu-se com a criação de um clube de Física e finalmente procedeu-se a análise do nível de engajamento dos clubes criados no processo de ensino-aprendizagem da Física. A amostra foram 45 alunos e 3 conselheiros, sendo 48 sujeitos (13,45%), dos 45 alunos 15 foram da 8a classe, 9a classe, 10a classe respectivamente. Às principais actividades desenvolvidas no clube de Física são actividades de pesquisa mediante (temas de pesquisa), organização e realização de experiências, resolução de actividades de fixação e finalmente redação de actas e relatório, a escolha de redação de actas e relatórios visava ao aperfeiçoamento na capacidade de escrita e leitura dos alunos. O nível de aceitamento do clube de física é satisfatório pois 100% dos participantes afirmam que o usos da metodologia é viável no PEA da Física.Documento Concepção de Kit Experimental para o estudo das Leis de Newton: Caso dos alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Manjacaze(Universidade Pedagógica de Maputo, 2022) Machava, João Américo; Lúcia, MariaO presente trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Secundária de Manjacaze na província de Gaza, distrito de Manjacaze no período de Fevereiro de 2022 a Junho de 2023, com duração de dezassete meses e visa conceber um kit contendo quatro experiências para o estudo das leis de Newton nos alunos da 8ª classe. Através deste Kit é possível perceber que o uso das experiências para o tratamento das leis de Newton, constitui uma ferramenta fundamental para o alcance dos bons resultados visto que, as experiências concebidas ligam a teoria com o quotidiano do aluno tornado, assim, a aprendizagem muito fácil e divertida. Foi possível perceber que os alunos aprendem com facilidade quando são submetidos as aulas práticas e acompanhadas de experiências demonstrativas do que quando são submetidos só às aulas teóricas. O kit concebido apresenta os seguintes materiais para a realização das experiências: 2 carrinhos, 5 balões, uma cartolina, um copo, uma moeda de 5 meticais, uma rampa, uma barra de madeira, um bloco formado pelas barras de madeira para inclinar a rampa, um corpo feito pela madeira, uma fita adesiva, uma régua, uma barra de madeira, três pedrinhas de diferentes massas, um palito de fósforo, uma mola, três canudos. Esses materiais foram divididos, a fim de montar-se quatro experiências para garantir o estudo das três leis de Isaac Newton.Documento Levantamento de Macroalgas da Ponta do Ouro(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Alfai, Rosa Alberto; Lobo, FelisbertoAs macroalgas marinhas compreendem um grupo muito diversificado de organismos aquáticos fotossintetizantes e constituem um dos mais importantes recursos naturais marinhos. Estes organismos apresentam ampla distribuição geográfica, colonizando diversos habitats em todos os mares do planeta. Elas pertencem a três grupos principais com base na sua pigmentação dominante: Algas verdes (Chlorophyta), Algas vermelhas (Rhodophyta) e Algas Castanhas (Phaeophyta). A pesquisa foi desenvolvida na Ponta do Ouro, com tema levantamento de macroalgas da Ponta do Ouro, onde foram identificadas espécies de macroalgas em duas estações: Estacão fria-seca e estacão quente-chuvosa. Neste estudo foram identificadas 60 espécies de macroalgas na estação fria-seca, sendo 18 espécies pertencente a divisão Chorophyta, 27 espécies pertencentes a divisão Rhodophyta, e 15 espécies pertencente a divisão phaeophyta. Em contrapartida na estação quente-chuvosa, foram identificadas 71 espécies de macroalgas sendo 23 espécies pertencente a divisão Chorophyta, 31 espécies pertencentes a divisão Rhodophyta, e 17 espécies pertencente a divisão phaeophyta, porém nas espécies identificadas na estação quente-chuvosa apenas 12 espécies são diferentes das espécies identificadas na estação fria-seca e 3 foram identificadas apenas na estação fria-seca. Não houve diferença estatisticamente significativa na riqueza de espécies de macroalgas na Ponta do Ouro nas duas estações (estação fria-seca e estação quente-chuvosa).Documento Perfil e Práticas Higiénico Sanitárias dos Vendedores de Alimentos nos Mercados da Cidade de Maputo(Universidade Pedagógica de Maputo, 2024) Zandamela, Julieta Nelson; Mucaca, Cornélio Artur LuísO presente estudo visa analisar o perfil e práticas higiénicas e sanitárias dos vendedores de alimentos nos mercados da cidade de Maputo”. Para a materialização do estudo, recorreu-se a uma amostragem não probabilística por conveniência em que foram inquiridos 32 vendedores de 4 mercados da cidade de Maputo nomeadamente, Estrela Vermelha, Barracas do Museu, Benfica e Xipamanine, sendo 8 vendedores em cada mercado. Utilizou-se como instrumentos de Colecta de dados a observação e um questionário estruturado. Como resultados verificou-se que as maiorias dos vendedores inquiridos possuem idade que varia entre 21 a 30 anos de idade a maioria dos inquiridos possuem o nível básico seguidos dos que não possuem nível académico, não receberam treinamento em Boas Práticas de Manipulação e vendem por não possuir qualificação diante das exigências de mercado. Os alimentos mais vendidos são confeccionados a base de farinha, arroz, feijões e carnes como principal fonte. Verificou-se que apesar de algumas condições higiénico-sanitárias estarem a ser observadas pelos vendedores há falta de supervisão da higiene pessoal e manipulação dos alimentos pelas entidades competentes, assim como, os vendedores não apresentam-se com mãos limpas e unhas curtas e apresentam-se com objectos de adorno em suas mãos.Documento Uso de Jogos Lúdicos na Abordagem de Conteúdos Sobre Símbolos Químicos na 8ª Classe Numa das Escolas da Cidade da Matola(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Augusto, Cardoso; Camuendo, Ana Paula AlichiA presente pesquisa teve como objectivo analisar a influência dos jogos lúdicos na abordagem de conteúdos sobre símbolos Químicos ao nível da 8a Classe, a partir do qual procurou-se identificar os jogos lúdicos que podem ajudar os alunos a melhorar a escrita de símbolos químicos; identificar as formas de inserção dos jogos lúdicos no Processo de Ensino- Aprendizagem de Química; realizar um estudo comparativo das aulas leccionadas com recurso aos jogos e sem jogos lúdicos. Assim, na base de uma pesquisa mista, isto é, qualitativa e quantitativa foi realizado um pré-teste e pós-teste com os alunos e entrevista com professores. Da entrevista com os professores, estes afirmaram que não têm aplicado jogos lúdicos nas suas aulas, justificando a falta de tempo, e outros materiais. Também verificou-se que os professores durante a planificação quinzenal, não prevêem a inserção das formas alternativas para abordagem de conteúdos sobre símbolos Químicos. Contudo, os mesmos reconhecem a importância dos jogos lúdicos, pois afirmaram que são relevantes no processo de ensino- aprendizagem, desde que estejam ligados a aula. Os resultados da observação evidenciam, que os jogos lúdicos aumentam a motivação dos alunos e os mesmos expressam- se com alguma liberdade porque o jogo coloca-lhes como agentes activos no processo de aprendizagem. Os resultados do pós-teste revelaram vantagens no uso dos jogos lúdicos, pois cerca de 90% de alunos da turma experimental responderam acertadamente as questões colocadas sobre símbolos Químicos. Contrariamente à turma de controlo, onde cerca de 85% dos alunos responderam erradamente. Para a mitigação dos problemas verificados durante a pesquisa, a supervisão pedagógica e formação contínua devem acontecer de forma frequente para actualização dos professores sobre estratégias de abordagem dos vários conteúdos na disciplina de Química.Documento Utilidade da Concha dos Moluscos pelos Praticantes da Medicina Tradicional - Caso de estudo da localidade de Maciana, Distrito de Manhiça – Província de Maputo(Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Cumbane, Rosa Paulo Egas Fazenda; Bernardo, Ana BelaO uso de animais como fontes de medicamentos é um fenómeno transcultural historicamente antigo e geograficamente disseminado. Os remédios baseados em matérias-primas animais tratam ou previnem doenças e enfermidades, tanto de seres humanos quanto de animais. Os moluscos apresentam princípios activos, alguns dos quais já utilizados pela medicina oficial no tratamento de doenças. A presente pesquisa teve como objectivo conhecer a utilidade da concha dos moluscos pelos PMT’s do distrito de Manhiça˗província de Maputo no tratamento de doenças. Quanto a natureza, a pesquisa é básica pois objectivou gerar conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência. Quanto á abordagem, a pesquisa assumiu um carácter qualitativo visando a colecta de informações detalhadas sobre o conhecimento e o uso da concha dos moluscos (Amêijoa, Caracol e Lula) pelos PTM’s no tratamento de doenças e quantitativo pois permitiu a apresentação da informação em números. Para o alcance dos objectivos previamente traçados foram feitas entrevistas semiestruturadas em forma de questionário aos praticantes da medicina tradicionais (20), no período de 17 de Abril a 30 de Maio de 2023. Foram identificadas nove (9) doenças tratadas com base na concha dos moluscos nomeadamente: câncer da pele, desnutrição (xilala xa dzene), distúrbios da língua, queimaduras, distúrbios mentais, epilepsia, catarata, diabetes e dor de cabeça constante. Quanto à preparação do medicamento, a concha dos moluscos é transformação em pó sendo que dosagem do medicamento e duração do tratamento depende da doença e da situação em que o paciente se encontra.