Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD)
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Explorar Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD) por Supervisor "Muria, Ângelo"
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Documento Concepções do Corpo na Educação Física em Moçambique: Um estudo de caso com professores das escolas secundárias(2010) Pessula, Pedro António; Moreira, Wagner ; Muria, ÂngeloAo longo do tempo, conhecer o corpo significava invadi-lo em sua intimidade e, nessa invasão, era permitido manipulá-lo de todas as formas como se tratasse de uma máquina. Ao ser comparado como uma máquina, o corpo recebe uma educação que considera apenas o seu aspecto mecânico, desprovido de sentimentos, emoções e desejos o que significa o não reconhecimento da intencionalidade do movimento humano. Esta concepção do corpo tem influências na área de Educação Física, visto que, a ideia de corpo fragmentado, corpo considerado como um objecto passível de ser manipulado, de ser dividido em partes para um processo analítico está presente nas nossas aulas. Fundamentamos este nosso argumento, o facto dos conteúdos de Educação Física serem repetições mecânicas de gestos e movimentos desportivos que consideravam apenas os parâmetros físicos em detrimento dos aspectos afectivos, sociais, cognitivos e culturais. No nosso estudo, pretendemos reflectir sobre as concepções do corpo dos professores de Educação Física e o trabalho com o corpo do aluno durante a sua acção pedagógica. Para alcançar os nossos propósitos, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque na abordagem fenomenológica para entendermos as concepções de corpo e sua relação com a acção pedagógica na Educação Física em Moçambique. A pesquisa bibliográfica foi efectuada para compor a matriz teórica sobre o corpo, corpo e educação física, corporeidade e formação de professores. Os programas da disciplina de Educação Física e dos cursos de formação, forma analisados através da pesquisa documental para verificarmos como é tratado o corpo. A pesquisa de campo foi com base nas entrevistas aos professores de Educação Física e a observação das aulas. O estudo foi realizado em 10 escolas secundárias envolvendo 18 professores. Os discursos dos professores foram analisados com base na análise de conteúdo, com base na técnica de elaboração e análise de unidades de significado, adaptado e validado para Educação Física por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados do nosso estudo mostram que os professores, entendem o corpo na perspectiva anatómica (44,4%), corpo como máquina (38,9%), corpo e alma (16,7%), corpo como um todo (11,1%) e corpo objecto de rendimento (5,6%). Em relação à acção pedagógica, os professores afirmaram trabalhar com o corpo na perspectiva de rendimento (50,0%), saúde (44,4%), lazer (16, 7%), estética (11,1%) e corpo dócil (5,6%). Face a estes resultados, concluímos que os professores concebem o corpo na perspectiva biológica e mecanicista e trabalham com o corpo do aluno de forma fragmentada, procurando atingir o melhor rendimento e perspectiva boa saúde.