Logo do repositório
  • Entrar
    Esqueceu a palavra-chave?
Universidade Pedagógica de Maputo
Repositório
  • Português
  • English
  • Comunidades & Colecções
  • Explorar
  • Português
  • English
  1. Página inicial
  2. browse.metadata.advisor.breadcrumbs

Explorar por Supervisor "Basílio, Guilherme [interno]"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • A carregar...
    Miniatura
    Documento
    Gestão do Currículo Local: Práticas e Percepções dos Gestores e Professores nas Escolas A e B
    (2022) Mondlane, Atália Maria Fernando Saide; Basílio, Guilherme [interno]; Neira, Marcos [externo]
    A implementação do Currículo Local como uma das inovações do ensino básico em Moçambique tem suscitado inúmeros debates tendo em contas vicissitudes no campo da educação. Diante das controvérsias assistidas, o presente estudo procurou compreender como os gestores e professores das Escolas do ensino básico A, na Cidade de Maputo, e B, no Distrito de Boane, Província de Maputo, fazem a implementação e a gestão do Currículo Local (CL) atendendo que os gestores escolares são a força motriz para dinamizar esta inovação. O trabalho apresenta as percepções dos gestores e professores das escolas referidas em relação à gestão do CL. O estudo visa responder a seguinte questão: Como os gestores e professores garantem a gestão do currículo local a partir das estratégias adoptadas nas escolas estudadas. Com base na teoria pós-crítica com enfoque multiculturalista, a pesquisa foi desenvolvida recorrendo a uma metodologia qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostraram que os gestores estão cientes do seu papel enquanto responsáveis da escola na gestão do conhecimento do CL. A luz das orientações constantes no Manual sobre a abordagem do CL, a Direcção da escola coordena com os demais intervenientes a gestão e implementação do currículo local. Apesar das responsabilidades assumidas, ainda persiste a dúvida sobre a eficácia do CL nas escolas estudadas. De facto, a pesquisa constatou que o gestor e a comunidade não participam de forma activa na gestão do CL, o que sobrecarrega os professores como os actores principais na gestão e implementação do mesmo.

Contacte-nos

  • REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • (+258) 84 20 07 116

  • sgeralup@yahoo.com.br

  • DUNS: 558579373
  • SIGEUP

Sobre a UP-Maputo

  • Factos
  • História
  • Acreditação

Faculdades

  • Ciências Naturais e Matemática
  • Ciências Sociais e Filosofia
  • Educação e Psicologia
  • Ciências da Terra e Ambiente
  • Ciências de Educação Física e Desporto
  • Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte
  • Economia e Gestão
  • Engenharias e Tecnologias

Admissão

  • Graduação
  • Pós - Graduação

Pesquisa

  • Centros de Pesquisa
  • Bibliotecas

Recursos

  • Mapa do site
  • Mapa do Campus
  • Contactar a UP-Maputo
  • SIGEUP

Ensino

  • Graduação
  • Pós - Graduação
  • Cursos On-Line
  • Calendário Académico 2024

Serviços Centrais

  • Direcção do Registo Académico
  • Direcção Pedagógica

heraldica

  • Enviar sugestões

Copyright © 2024 - Universidade Pedagógica de Maputo. Todos os direitos reservados.