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Explorar por Supervisor "Checane, Teodósia"

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    ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO DO CUSTO DE MATERIAL NO USO DO REBAP, RSA E O EUROCODIGO 0, 1 e 2. CASO DE ESTUDO: DIMENSIONAMENTO DE UMA LAJE VIGADA
    (Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Namahela, Ivan Norberto; Checane, Teodósia
    Para o dimensionamento das Estruturas em betão armado, o nosso país usa a norma portuguesa (REBAB- Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado), mas essa norma foi substituída pela norma europeia, e sendo assim importa analisar de uma forma global os novos procedimentos e implicações que terá a nova legislação europeia no dimensionamento das estruturas de Betão armado em Moçambique. É importante lembrar que o REBAP- (Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré- Esforçado) é a norma portuguesa e não Moçambicana. Recentemente em 2022, Portugal deixou de usar o REBAP estando a usar EUROCODIGO (Norma europeia). A Pergunta que fica é esta: Porque o nosso país ainda está ainda a usar uma norma não mais útil no seu país de origem? O objectivo desta Monografia é de fazer uma comparação nos procedimentos de cálculo de uma estrutura de laje em betão armado e saber qual é o impacto económico que a nova legislação terá comparado ao antigo.
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    Análise do Comportamento da Alvenaria Estrutural em Situações de Incêndio
    (Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Zandamela, Milton Marcelino; Checane, Teodósia
    Os sistemas em alvenaria estrutural estão cada vez mais em uso no país, sobretudo nos últimos anos com a aplicação de vantagens técnicas e económicas associadas ao sistema. Apesar da ampla utilização da alvenaria estrutural, o comportamento destes sistemas quando submetidos à situação do incêndio ainda é pouco abordado em Moçambique, que actualmente não conta com normas e métodos para o dimensionamento de edifícios de alvenaria estrutural em situação de incêndio. Diante disso, este trabalho tem como objectivo principal analisar o comportamento térmico e mecânico da alvenaria estrutural quando sujeita à situação de incêndio. Infelizmente, os custos dos ensaios são muito elevados e faltam também laboratórios para realizá-los no país. Existem poucos registos de testes em escala real, com o elemento estrutural nas condições de serviço, ou seja interagindo com o resto da estrutura. Entretanto, realizou-se um extenso programa de análise qualitativa e quantitativa de ensaios experimentais feitos por diferentes autores, nos quais argamassas, blocos e pequenas paredes de alvenaria estrutural foram caracterizados em temperatura ambiente e foram posteriormente submetidos a ensaios de simulação de incêndio-padrão seguindo a curva proposta pela ISO 834-1:1999. Em função dos recursos disponíveis, foram feitas simulações computacionais com recurso a vários programas, já que os programas podem apresentar graus de dificuldades de uso diferentes para a obtenção dos mesmos resultados. Os softwares utilizados para realizar as simulações computacionais foram o Mecway FEA , FDS/PYROSIM, ABAQUS e o DIANA. Analisou-se o comportamento frente a um incêndio de um pórtico de dois pavimentos com ligação rígida entre lajes e paredes e com elementos de interface entre lajes e paredes. Os elementos estruturais foram analisados quanto ao comportamento térmico e mecânico com o objectivo de avaliar a evolução das temperaturas em diferentes pontos da parede, assim como avaliar as deformações que surgiram com o incremento da temperatura. A partir das simulações de incêndio-padrão, observou-se que os elementos estruturais apresentaram elevada danificação após a acção do fogo. Além disso, elementos constituídos por blocos de paredes maciças apresentaram maior grau de compartimentação e isolamento térmico 27% superior em relação aos elementos com blocos de paredes vazadas. No mesmo contexto, a adição dos revestimentos em argamassas de cimento e gesso elevou em 103% e 54%, respectivamente, o tempo necessário para perda do critério de isolamento térmico. Quanto ao comportamento mecânico residual, notou-se que as pequenas paredes maciças manifestaram resistência residual quatro vezes superior em relação aos mesmos elementos com blocos de paredes vazadas.
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    Manutenção da Via Permanente, Como um Pressuposto Para Prevenção da Ocorrência dos Garrotes: Estudo de Caso da linha de Ressano Garcia (CFM – SUL)
    (Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Gume, Valeriano Vasconcelos; Checane, Teodósia
    PageNumber 12 - RESUMO A confiabilidade e segurança dos equipamentos ou sistemas, são as principais preocupações na gestão da manutenção. Visto que a manutenção proporciona maior disponibilidade e vida útil dos equipamentos, que se traduz em ganhos financeiros para a organização (CFM), principalmente quando o equipamento é considerado um gargalo ou um recurso com capacidade restrita. Deste modo, a presente monografia consiste em apresentar propostas para a melhoria da segurança e circulação ferroviária, tendo como base a aplicação da Manutenção como forma de encontrar soluções para prevenção dos acidentes ferroviários, causados pelo surgimento de garrotes na linha férrea. Para se alcançar os resultados, foram analisados os planos e os relatórios de manutenção, mapas de descarrilamentos, tabelas de restrições, observação, entrevista e uma pesquisa bibliográfica, com objectivo de reunir informações sobre o assunto na busca de melhores métodos para a solução do problema em estudo. Daí que com a utilização desta ferramenta espera-se que haja melhoria no que tange as ocorrências dos garrotes, o que proporcionará maior rentabilidade, segurança, conforto e disponibilidade dos veículos para o tráfego de pessoas e bens.
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    Proposta de métodos de recuperação das degradações no pavimento da Estrada Nacional Nº 2. Estudo de Caso do Troço Boane – Mafuiane.
    (Universidade Pedagógica de Maputo, 2023) Nzualo, Teodósio Alcino; Macamo, Pacheco Fernando; Checane, Teodósia
    O presente trabalho aborda aspectos técnicos usados para a recuperação de algumas patologias encontradas na estrada Nacional N2 no troço Boane – Mafuiane que interferem na qualidade do pavimento asfáltico da mesma. Consequentemente está via beneficia de alguns métodos de recuperação executivos, devido a intensidade do tráfego e intempéries das quais a mesma é submetida. Com observância em normas técnicas estabelecidas pelos órgãos que tutelam o sector de estradas, os processos construtivos foram sendo compostos para possibilitar o aumento do tempo de vida deste revestimento betuminoso. A via apresenta buracos, fissuras e outras patologias identificadas in situ, estas que colocam em risco a trafegabilidade, pondo em causa a segurança, conforto e comodidade e, se não forem adequadamente recuperadas, podem se tornar irreparáveis, exigindo deste modo com o passar dos anos que o pavimento seja reconstruído em toda a sua estrutura. Este trabalho identifica quais as mais apropriadas metodologias e técnicas para o reparo das degradações identificados, propondo métodos para melhores Resultados em observância as Normas Técnicas estabelecidas pela ANE, IP e SATCC.

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