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Explorar TEPATE por autor "Massunguine, Casimiro"
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Documento Avaliação da aprendizagem na perspectiva construtivista: aspectos teóricos e metodológicos(2023) Chavale, Albino; Massunguine, Casimiro; Massango, Herieta; Cruz, Paula; Fumo, Paulino; Monjane-Henriksen, SaritaO módulo "avaliação de aprendizagem na perspectiva construtivista: aspectos teóricos e metodológicos" visa promover uma reflexão sobre as estratégias de avaliação neste modelo construtivista de aprendizagem, a partir de uma pesquisa-acção baseada em alguns instrumentos de avaliação aplicáveis a este modelo, em diferentes contextos de ensino em Moçambique. O pano de fundo deste trabalho é fornecer referências relativas à avaliação no modelo construtivista que podem ser utilizadas em diferentes disciplinas, com ajustes, readaptações ou adequações, em função das especificidades das áreas disciplinares e inclui sugestões de actividades a realizar com os estudantes, acompanhadas de exemplos ilustrativos.Documento Construtivismo na Prática Educativa de Formação dos Formadores do Projecto TEPATE(Henriksen, Sarita Monjane [coordenação geral], 2023) Mondlane, Atália; Herculano, Adão; Massunguine, Casimiro; Victorino, Carlos; Gune, Cláudia Jovo; Mausse, Evilio; Rangel, Sheila SitoeNeste módulo reflcte-se sobre alguns elementos teóricos fundamentais para a implementação do construtivismo como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, consolidando a postura construtivista entre todos os intervenientes do processo de escolarização, com maior enfoque para os professores e os alunos, tendo, como focos de análise, a vertente cognitivista da ciência psicopedagógica, a concepção interaccionista e o referencial de Lev S. Vygotsky. Os modelos teóricos que visam explicar a realidade são provisórios e superáveis. Neste contexto, o construtivismo assenta em compreender a realidade humano-social, a partir do pressuposto da construção como algo incessante no ser humano. Coll (1998) regista que o construtivismo é um referencial aberto para o aprofundamento de seus próprios postulados, enriquecendo-se com as situações concretas do contexto educacional.