TEPATE
URI permanente para esta colecção:
Navegar
Explorar TEPATE por data de Publicação
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Documento Construtivismo na Prática Educativa de Formação dos Formadores do Projecto TEPATE(Henriksen, Sarita Monjane [coordenação geral], 2023) Mondlane, Atália; Herculano, Adão; Massunguine, Casimiro; Victorino, Carlos; Gune, Cláudia Jovo; Mausse, Evilio; Rangel, Sheila SitoeNeste módulo reflcte-se sobre alguns elementos teóricos fundamentais para a implementação do construtivismo como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, consolidando a postura construtivista entre todos os intervenientes do processo de escolarização, com maior enfoque para os professores e os alunos, tendo, como focos de análise, a vertente cognitivista da ciência psicopedagógica, a concepção interaccionista e o referencial de Lev S. Vygotsky. Os modelos teóricos que visam explicar a realidade são provisórios e superáveis. Neste contexto, o construtivismo assenta em compreender a realidade humano-social, a partir do pressuposto da construção como algo incessante no ser humano. Coll (1998) regista que o construtivismo é um referencial aberto para o aprofundamento de seus próprios postulados, enriquecendo-se com as situações concretas do contexto educacional.Documento Avaliação da aprendizagem na perspectiva construtivista: aspectos teóricos e metodológicos(2023) Chavale, Albino; Massunguine, Casimiro; Massango, Herieta; Cruz, Paula; Fumo, Paulino; Monjane-Henriksen, SaritaO módulo "avaliação de aprendizagem na perspectiva construtivista: aspectos teóricos e metodológicos" visa promover uma reflexão sobre as estratégias de avaliação neste modelo construtivista de aprendizagem, a partir de uma pesquisa-acção baseada em alguns instrumentos de avaliação aplicáveis a este modelo, em diferentes contextos de ensino em Moçambique. O pano de fundo deste trabalho é fornecer referências relativas à avaliação no modelo construtivista que podem ser utilizadas em diferentes disciplinas, com ajustes, readaptações ou adequações, em função das especificidades das áreas disciplinares e inclui sugestões de actividades a realizar com os estudantes, acompanhadas de exemplos ilustrativos.Documento Guião de orientação para estudantes de práticas e estágios profissionalizantes(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, SansãoO guião visa auxiliar os estudantes na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os praticantes dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Pedagógica de Maputo e ISET-One World, como contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).Documento Professor como agente de mudança(Henriksen, Sarita Monjane (coordenação), 2024) Saíde, Alda; Ussene, Camilo; Nhancupe, Célia; Cossa, Frederico; Basílio, Guilherme; Raimundo, José; Timbane, Sansão; Hjomark, ThomasA formação de professores desempenha um papel central na construção de uma educação de qualidade e na moldagem do futuro de uma nação. Nesse contexto, é essencial abordar questões fundamentais relacionadas à ética, moral, deontologia profissional e o papel do professor como agente de mudança e gestor do processo de ensino-aprendizagem. Com o compromisso de aprimorar a formação de educadores na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e no Instituto Superior de Educação e Tecnologia (ISET-One World) em Moçambique, este módulo, intitulado “Professor como agente da mudança”, visa compreender e interpretar os problemas éticos enfrentados pelos professores no ambiente escolar.Documento Guião de orientação para supervisores de práticas e estágios profissionalizantes(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, SansãoO guião visa auxiliar os supervisores na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os supervisores da UP-Maputo e ISET-One World que acompanham os estudantes nas escolas, nos Institutos de Formação de Professores e nas empresas e foi preparado no âmbito da contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).Documento Guião de orientação para tutores de práticas e estágios profissionalizantes(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, SansãoO guião visa auxiliar os tutores na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os tutores das Escolas, Institutos de Formação de Professores e Empresas que acompanham os estudantes dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Pedagógica de Maputo e ISET-One World, no âmbito da contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).