Aprendizagem Activa da Circunferência em Educação Visual – Análise das Concepções dos alunos da Escola Secundária Unidade T-3, Matola

A carregar...
Miniatura

Data

2023

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Universidade Pedagógica de Maputo

Resumo

O presente estudo reporta sobre a „aprendizagem activa‟ da circunferência em Educação Visual cujo objectivo é compreender as concepções dos alunos do ensino secundário na aprendizagem da circunferência em Educação visual na Escola Unidade T3. O estudo da circunferência, no quadro da geometria plana, afigura-se importantes dadas as suas múltiplas aplicações em diversos domínios. O estudo procura ainda perceber os factores que ditam a aprendizagem efectiva da circunferência e busca apresentar estratégias e propostas concretas e exequíveis de modos de aprendizagem efectivo a partir dos dados recolhidos durante o estudo de caso. Sendo estudo de caso, foi extraída uma amostra de 129 alunos. Os resultados emergentes do estudo indicam a maioria dos alunos “não domina” a matéria da circunferência. Os resultados do inquérito provam ainda que, os inquiridos têm sérios problemas no que diz respeito aos cálculos relacionados com a circunferência. Da intervenção pedagógica emergiu que o metodologia colaborativa ajudou a criar um mecanismo e o meio de ensino que facilitou a construção da circunferência de forma mais simples, activa e perceptível. Estes resultados indiciam a necessidade urgente de um “novo contrato pedagógico” entre professores e alunos ao nível multidisciplinar.

Descrição

The present study reports on the 'active learning' of circumference in Visual Education whose objective is to understand the conceptions of secondary school students in learning circumference in Visual Education at School T3 Unit. The study of the circumference, within the framework of plane geometry, is important given its multiple applications in different domains. The study also seeks to understand the factors that dictate ineffective circumference learning and seeks to present concrete and feasible strategies and proposals for effective learning modes based on the data collected during the case study. Being a case study, a sample of 129 students was extracted. The results emerging from the study indicate that most students “do not master” the subject of circumference. The survey results also prove that respondents have serious problems with regard to calculations related to circumference. From the pedagogical intervention, it emerged that the collaborative methodology helped to create a mechanism and teaching environment that facilitated the construction of the circumference in a simpler, more active and perceptible way. These results indicate the urgent need for a “new pedagogical contract” between teachers and students at a multidisciplinary level.

Palavras-chave

Circunferência, Aprendizagem activa, geometria plana, Circumference, Active learning; Plane geometry

Citação

Fabião, G. (2023). Aprendizagem Activa da Circunferência em Educação Visual – Análise das Concepções dos alunos da Escola Secundária Unidade T-3, Matola. Universidade Pedagógica de Maputo