Sala de Aula Invertida: O jogo educativo digital como estratégia para a aprendizagem da Matemática
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Autores
Supervisores
Data
2023
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Editora
Universidade Pedagógica de Maputo
Resumo
O método Sala de Aula Invertida consiste em inverter o Processo de Ensino e Aprendizagem, isto é, o que tradicionalmente é feito em sala de aula, agora é executado em casa, e o que tradicionalmente é feito como trabalho de casa, agora é realizado em sala de aula. O presente estudo buscou estudar e analisar a metodologia activa de aprendizagem SAI para ser aplicada no ensino primário, 7ª classe, disciplina de Matemática. Caso de estudo Escola Primaria Completa 25 de Junho e Escola Comunitária Arca de Noé. O objectivo central do trabalho é estudar de que forma os jogos educativos digitais para prática de Sala de Aula Invertida influenciam no desenvolvimento conhecimentos e habilidades entre os alunos do Ensino Primário na Escola Pública e Privada. Esta pesquisa apresenta através de uma metodologia exploratória e descritiva, reflexões e análise do impacto do uso de um jogo educativo digital para prática da metodologia de Sala de Aula Invertida, baseado no princípio da descentralização do processo de ensino e aprendizagem no professor, na participação afetiva dos educandos, visto que os educandos por serem nativos digitais compreendem com naturalidade a aprendizagem digital. Para recolher os dados utilizamos duas técnicas, nomeadamente: a entrevista dirigida a um professor da 7ª classe, disciplina de matemática de uma Escola Pública e Privada e também um questionário dirigido aos alunos que participaram da pesquisa.
Descrição
The flipped classroom method consists of reversing the teaching and learning process, that is, what is traditionally done in the classroom is now done at home, and what is traditionally done as homework is now done at home. classroom. The present study sought to study and analyze the active methodology of SAI learning to be applied in primary education, 7th grade, Mathematics subject. Case study Escola Primaria Completa 25 de Junho and Colégio Arca de Noé. The main objective of the work is to study how digital educational games for flipped classroom practice influence the development of knowledge and skills among primary school students in public and private schools. This research presents, through an exploratory and descriptive methodology, reflections and analysis of the impact of the use of a digital educational game for the practice of the classroom methodology, based on the principle of decentralization of the teaching and learning process in the teacher, in the affective participation of the students. students, since students, being digital natives, naturally understand digital learning. To collect the data, we used two techniques, namely: the interview directed to a teacher of the 7th grade, mathematics discipline of a public and private school and also a questionnaire directed to the students who participated in the research.
Palavras-chave
Sala de Aula Invertida, metodologia activa de aprendizagem, jogos educativos digitais., Flipped classroom method, active learning methodology, digital educational games.
Citação
Monjane, A. (2023). Sala de Aula Invertida: O jogo educativo digital como estratégia para a aprendizagem da Matemática. Universidade Pedagógica de Maputo
