Qualidade física e microbiológica do camarão branco (Penaeus indicus) comercializado no mercado do peixe da cidade de Maputo.

A carregar...
Miniatura

Supervisores

Data

2023

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Universidade Pedagógica de Maputo

Resumo

O camarão é considerado um alimento altamente perecível, sendo necessária a adopção de medidas que preservem a sua qualidade e frescor, dada a importância deste alimento para a alimentação. O objectivo deste estudo foi avaliar qualidade física e microbiológica do camarão branco (CB) (Penaeus Indicus) comercializado no mercado do peixe, cidade de Maputo. O estudo decorreu no período de Novembro a Dezembro de 2021, as amostras de camarão foram colhidas neste mercado de 15 em 15 dias, em 2 períodos (manhã e tarde), foram realizadas análises físicas (pH pelo método de peagâmetro, a aparência, o cheiro e a consistência ao tacto foram avaliados usando órgãos de sentido) e análises microbiológicas (coliformes totais, fecais em UFC/g e salmonela), no laboratório nacional de higiene de água e alimentos (LNHAA). Todas as amostras apresentavam características físicas normais, pH=…, coliformes totais= …, coliformes fecais=… UFC, salmonela ausente em 25g. Do estudo concluiu-se que todas as amostras, no referente aos parâmetros físicos eram aptas para o consumo, os níveis de pH foram satisfatórios, os níveis de infestação por coliformes foram insatisfatórios devido a presença e ausência total da Salmonella mas já.

Descrição

Palavras-chave

Camarão, pH, coliformes e Salmonella.

Citação

Artur, A. (2023). Qualidade física e microbiológica do camarão branco (Penaeus indicus) comercializado no mercado do peixe da cidade de Maputo.. Universidade Pedagógica de Maputo