Possibilidade de Construção de Materiais Instrucionais a Partir de Resíduos Sólidos Gerados no Recinto Escolar: Uma Estratégia para a Valorização de Resíduos Solidos Escolares
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Autores
Supervisores
Data
2025
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Editora
Universidade Pedagógica Maputo
Resumo
A presente monografia teve como fundamento a necessidade de se reaproveitar os resíduos sólidos gerados nas escolas para produzir materiais instrucionais para que possam auxiliar os professores e os alunos no processo de ensino-aprendizagem. O objectivo principal da pesquisa foi de avaliar a possibilidade da construção de materiais instrucionais para conteúdos sobre o meio ambiente no Ensino Secundário. Sendo os objectivos especificos: Estimar qualitativamente os Resíduos Sólidos Gerados no Recinto escolar na cidade de Maputo; identificar nos programas de ensino de química do primeiro ciclo do Ensino Secundário alguns conteúdos relacionados ao meio ambiente; conceber alguns materiais instrucionais a partir dos Resíduos Sólidos gerados nas escolas de Maputo. Usou-se uma metodologia com abordagem mista usando como técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica e a observação directa. Os resultados desta pesquisa mostraram que no pátio da escola pública os resíduos gerados são predominantemente compostos por papel, plástico, embalagens de doces, bolachas, pipocas, garrafas plásticas e pauzinhos de doces, e na escola privada existem os mesmos resíduos, a diferença é que nesta escola, os resíduos sólidos encontram-se na lata de lixo e não espalhados pelo pátio e foram encontradas também folhas secas de árvores. Dos resíduos sólidos gerados nas escolas, não foi possível usar um método científico para quantificar os mesmos, porém, por via da observação, foi possível chegar à conclusão de que os resíduos mais produzidos pelos alunos são papéis, depois seguem materiais plásticos no geral. Ao se analisarem os programas de ensino de química do I ciclo do Ensino Secundário Geral, foram encontrados conteúdos relacionados ao meio ambiente ao nível da 8a classe na 4a unidade temática; ao nível da 9a classe na 6a unidade temática. Foi possível conceber os seguintes materiais instrucionais: representação da estrutura do metano, do cromossoma e de uma cidade sustentável e outra não sustentável. Para colmatar os problemas causados pelos resíduos sólidos nas escolas, sugere-se eco pontos estrategicamente localizados para incentivar o descarte correcto dos resíduos gerados pelos alunos; evitar a queima dos resíduos a céu aberto e optar por métodos de descarte menos agressivos ao ambiente e introduzir projectos de compostagem utilizando folhas de árvores, como uma prática sustentável e educativa.
Descrição
Palavras-chave
Resíduos sólidos, educação ambiental, Materiais instrucionais, Processo de ensino- aprendizagem
