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Documento GDCII Concept Note Agriculture(2018-08-10) USAID SPEEDDocumento Documento ANÁLISE DOS CUSTOS NA CADEIA DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PÃO EM MOÇAMBIQUE(2021-05) USAID SPEEDHistoricamente, Moçambique tem sido um importador líquido de muitos bens incluindo de cereais como o milhoe o trigo e consequentemente, um tomador de preços “price taker” exposto às flutuações dos preços internacionais.Dados do MIC (2021) indicam que as importações do trigo cresceram de 482.9 mil tons (2018) para 608.4 miltons (2020), um crescimento de 26%. Isto deve-se, em grande parte, aos baixíssimos níveis de produção e produtividade nacional do trigo vis-à-vis os grandes “players” no mercado internacional como por exemplo, a União Europeia, Rússia, Índia e o Canadá. Após a eliminação do subsídio do preço do pão pelo Estado (Março2017), os aumentos (ou anúncios de aumento) do preço do pão pelas panificadoras tem sido recorrente nos últimos anos, derivados em grande parte do aumento dos custos incorridos pelas moageiras. Este estudo visa apoiar o governo a melhorar o seu entendimento sobre a estrutura dos custos incorridos pelasmoageiras (produção da farinha de trigo) e panificadoras (na produção do pão) que tem impacto nos grupos sociais de baixa renda dos centros urbanos e arredores.Documento Sustainable Fisheries Assessment in Mozambique: Nampula and Zambezia(2021-10-26) USAID SPEEDDocumento Banana and Fruit Exports from Nacala(2021-12) USAID SPEEDDocumento Countering Wildlife Crime in Parks & Reserves(2022-01) USAID SPEEDDocumento Documento Seminário Anual de Pesquisa e Extensão/Inovação 2022(2022-10) Direcção Científica - Universidade Pedagógica de MaputoO Seminário Anual de Pesquisa visa proporcionar um espaço de partilha, divulgação, disseminação e debate de resultados de pesquisa e extensão/inovação realizada por docentes, investigadores internos à UPMaputo, estudantes de Graduação e de Pós-graduação da UPMaputo. Objectivos específicos: Promover interacção e partilha de experiências entre investigadores de diferentes níveis e de áreas de pesquisas afins; Divulgar actividades de pesquisa realizadas e em curso; Dar visibilidade e encorajar a pesquisa realizada no contexto dos novos Departamentos de Pesquisa e de Extensão/Inovação; Estimular a realização de projectos de pesquisa. Resultados esperados: Divulgadas metodologias e resultados de pesquisa; Desenvolvimento de sinergias entre diversas linhas de pesquisa das faculdades e unidades orgânicas; Maior e melhor integração da pesquisa realizada nas diversas unidades orgânicas.Documento A formação de professores para o ensino primário em Moçambique(Educere et Educare - Revista de Educação [Vol. 18, N. 46, Dossiê Princípios Transversais], 2023) Langa, Bonifácio ObadiasO presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre algu ns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerça m a formação profissional docente para o ensino primário. N a sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o prim á rio nesse país. Tratou se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, a ssim como vinca se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.Documento Construtivismo na Prática Educativa de Formação dos Formadores do Projecto TEPATE(Henriksen, Sarita Monjane [coordenação geral], 2023) Mondlane, Atália; Herculano, Adão; Massunguine, Casimiro; Victorino, Carlos; Gune, Cláudia Jovo; Mausse, Evilio; Rangel, Sheila SitoeNeste módulo reflcte-se sobre alguns elementos teóricos fundamentais para a implementação do construtivismo como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, consolidando a postura construtivista entre todos os intervenientes do processo de escolarização, com maior enfoque para os professores e os alunos, tendo, como focos de análise, a vertente cognitivista da ciência psicopedagógica, a concepção interaccionista e o referencial de Lev S. Vygotsky. Os modelos teóricos que visam explicar a realidade são provisórios e superáveis. Neste contexto, o construtivismo assenta em compreender a realidade humano-social, a partir do pressuposto da construção como algo incessante no ser humano. Coll (1998) regista que o construtivismo é um referencial aberto para o aprofundamento de seus próprios postulados, enriquecendo-se com as situações concretas do contexto educacional.Documento Avaliação da aprendizagem na perspectiva construtivista: aspectos teóricos e metodológicos(2023) Chavale, Albino; Massunguine, Casimiro; Massango, Herieta; Cruz, Paula; Fumo, Paulino; Monjane-Henriksen, SaritaO módulo "avaliação de aprendizagem na perspectiva construtivista: aspectos teóricos e metodológicos" visa promover uma reflexão sobre as estratégias de avaliação neste modelo construtivista de aprendizagem, a partir de uma pesquisa-acção baseada em alguns instrumentos de avaliação aplicáveis a este modelo, em diferentes contextos de ensino em Moçambique. O pano de fundo deste trabalho é fornecer referências relativas à avaliação no modelo construtivista que podem ser utilizadas em diferentes disciplinas, com ajustes, readaptações ou adequações, em função das especificidades das áreas disciplinares e inclui sugestões de actividades a realizar com os estudantes, acompanhadas de exemplos ilustrativos.Documento PLANO ESTRATÉGICO DO IIAM 2023-2032(USAID SPEED, 2023-03) MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL; INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA DE MOÇAMBIQUE; USAID SPEEDEste é o segundo Plano Estratégico (PE) do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). Este PE é o principal instrumento de planeamento estratégico do IIAM para o período de dez anos entre 2023 e 2032. Com este PE, o IIAM dá continuidade ao ciclo de planeamento estratégico iniciado no primeiro PE (2011-2015) que pretendia incorporar o planeamento estratégico na cultura institucional do IIAM com o objectivo de gerar investigação e inovações técnicas que tenham um impacto positivo no sector agrário moçambicano, especialmente face ao agravamento dos impactos das alterações climáticas. Este Plano Estratégico está dividido nas seguintes secções: • A Secção 1 descreve o mandato do IIAM e o contexto da legislação e políticas nacionais relevantes que orientam as suas operações. • A Secção 2 apresenta a análise situacional, com base na auto-avaliação do IIAM sobre a implementação do Plano Estratégico 2011-2015 e consultas a partes interessadas externas ao IIAM. • A Secção 3 descreve as principais componentes do Plano estratégico para o período 2023-2032 nomeadamente a Visão, Missão e Valores, a Teoria da Mudança e os Objectivos e acções estratégicos. • A Secção 4 descreve a abordagem de implementação da estratégia 2023-2032 e os recursos humanos e financeiros necessários para a sua implementação . • A Secção 5 apresenta os riscos e estratégias de mitigação.Documento Fence Dropping between Maputo National Park and Tembe Elephant Park - Feasibility Study(2023-11) USAID SPEEDDocumento Remoção de Vedação entre o Parque Nacional de Maputo e o Parque dos Elefantes de Tembe -Estudo de Viabilidade(2023-11) USAID SPEEDA finalidade deste estudo foi explorar a viabilidade de remover a vedação, ou partes da mesma, entre os parques para permitir a livre circulação da fauna bravia e, possivelmente, em algum momento no futuro, a circulação de turistas, mas esta última não foi priorizada para o presente estudo. O estudo centrou-se nas questões que seriam impactadas, positiva ou negativamente, pela remoção da vedação. Enquanto as que ocorrem com ou sem aremoção da vedação foram avaliadas como neutras e o seu impacto foi, portanto, considerado não relevante.Documento Avaliação da política de mistura obrigatória de biocombustíveis em Moçambique(2023-11) USAID SPEEDThis study assessed the feasibility of the envisaged blending mandates. The analysis is based on the feedstocks that are widely widespread in Mozambique and are immediately available for a large-scale biofuel production. These are sugarcane for ethanol and soybean and cottonseed oil for biodiesel. Other feedstocks could be considered (e.g. sweet sorghum for ethanol) over a longer time horizon if their potential in Mozambique is proved.Documento Mozambique Growth Diagnostic Study(2023-11) USAID SPEEDDocumento Guião de orientação para estudantes de práticas e estágios profissionalizantes(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, SansãoO guião visa auxiliar os estudantes na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os praticantes dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Pedagógica de Maputo e ISET-One World, como contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).Documento Professor como agente de mudança(Henriksen, Sarita Monjane (coordenação), 2024) Saíde, Alda; Ussene, Camilo; Nhancupe, Célia; Cossa, Frederico; Basílio, Guilherme; Raimundo, José; Timbane, Sansão; Hjomark, ThomasA formação de professores desempenha um papel central na construção de uma educação de qualidade e na moldagem do futuro de uma nação. Nesse contexto, é essencial abordar questões fundamentais relacionadas à ética, moral, deontologia profissional e o papel do professor como agente de mudança e gestor do processo de ensino-aprendizagem. Com o compromisso de aprimorar a formação de educadores na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e no Instituto Superior de Educação e Tecnologia (ISET-One World) em Moçambique, este módulo, intitulado “Professor como agente da mudança”, visa compreender e interpretar os problemas éticos enfrentados pelos professores no ambiente escolar.Documento Guião de orientação para supervisores de práticas e estágios profissionalizantes(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, SansãoO guião visa auxiliar os supervisores na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os supervisores da UP-Maputo e ISET-One World que acompanham os estudantes nas escolas, nos Institutos de Formação de Professores e nas empresas e foi preparado no âmbito da contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).Documento Guião de orientação para tutores de práticas e estágios profissionalizantes(2024) Raite, Felizardo; Basílio, Guilherme; Muhammad, Hafsah; Flores, José; Feluane, Maria Helena; Marizane, Priscila; Timbane, SansãoO guião visa auxiliar os tutores na realização de Práticas e Estágios Profissionalizantes (PEP), apresentando orientações técnico-pedagógicas para os tutores das Escolas, Institutos de Formação de Professores e Empresas que acompanham os estudantes dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Pedagógica de Maputo e ISET-One World, no âmbito da contribuição do Projecto sobre o Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores (TEPATE).