FEFD - Teses
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Documento O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CORPO: AS VOZES E AS PRÁTICAS DOS/AS(2023) Pessula, Pedro António; José, ÂngeloEsta tese foi resultado de uma pesquisa sobre o Currículo de Educação Física na qual se procurou compreender a ideia do corpo e sua relação com as teorias curriculares a partir dos documentos oficiais, dos discursos e das práticas de professores/as. Por conseguinte, partiu-se da inquietação segunda a qual em que medida o Currículo de Educação Física do Ensino Primário em Moçambique ainda é moldado pela herança epistemológica colonial a partir das relações de poder e da construção da identidade das crianças bem como os/as professores/as constroem e implementam o currículo no chão da escola. A tese teve como campos de inspiração as teorias pós-críticas na perspectiva do Multiculturalismo Crítico (MCLAREN, 1997; HALL, 2013) alicerçado nas Epistemologias do Sul (SANTOS e MENESES, 2010) e no Pós-colonialismo (BHABHA, 2013; SAID, 2007). O estudo foi realizado na Escola Primária dos “Cajueiros” que se localiza na Cidade da Matola, Província de Maputo. Fizeram parte da pesquisa quatro professores e uma professora que leccionam as aulas de Educação Física na 6ª e 7ª classe. Para a recolha de dados usaram-se como técnicas a entrevista, a observação de aulas de Educação Física e a análise documental. Para análise do Plano Curricular do Ensino Primário, dos Programas de Educação Física e das entrevistas recorreu-se aos procedimentos das pesquisas pós-críticas sugeridos por PARAÍSO (2014), designadamente: (a) a decomposição, para desmontar o que foi identificado, reunido e agrupado; (b) desmontagem, para decompor o que foi actualizado e fixado; (c) remontagem, para produzir outros sentidos e (d) recomposição, para encontrar possíveis ressignificações. De seguida, o material recolhido foi confrontado com as perspectivas teóricas curriculares e com as concepções de corpo. Os resultados da pesquisa indicam que: (1) os documentos apresentam os desportos eurocêntricos e estadudinenses como temas dominantes e foram hierarquicamente definidos de cima (MINEDH) para baixo (escolas); (2) os programas apresentam perspectivas curriculares tecnicistas (educação desportiva e educação física para saúde) e visão de corpo máquina e corpo saudável e (3) nas narrativas e práticas dos/as professores/as imperam as noções de corpo máquina, corpo biológico e as de currículo de Educação Física para Saúde, Educação Física Desenvolvimentista, Educação Desportiva e Educação Física Psicomotora. Da pesquisa compreendemos que os programas de ensino e os relatos dos/as professores/as consubstanciados pelas aulas observadas apresentam um desenvolvimento de um currículo híbrido na medida em que os/as mesmos/as professores/as usam várias perspectivas curriculares aliados à visão de corpo biológico e corpo-máquina, o que pressupõe o supremacia de teorias curriculares tecnicistas no currículo moçambicano. Igualmente, percebemos que os/as professores/as constroem as identidades de corpo biológico e corpo-máquina dos/as seus/suas alunos/as a partir das práticas corporais que elegem para ensinar.