A formação de professores para o ensino primário em Moçambique
A carregar...
Autores
Supervisores
Data
2023
Ficheiros
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Educere et Educare - Revista de Educação [Vol. 18, N. 46, Dossiê Princípios Transversais]
Resumo
O presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre algu ns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerça m a formação profissional docente para o ensino primário. N a sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o prim á rio nesse país. Tratou se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, a ssim como vinca se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.
Descrição
This text reflects on teacher training for primary ed u cation in Mozambique. Through a qualitative approach, it discusses some historical, social, cultural and political aspects of this people and presents the National Education System (SNE) and the general situation of primary education in Mozambique, as com p onents that underpin professional teacher training for the future. primary school. Next, it presents a panoramic view of the teacher training subsystem for primary education, culminating in a brief analysis of the current state of teacher training for
pri m ary education in this country. It was a bibliographical study on Mozambican educational legislation, whose conclusions point to a need for re form on education and teacher training for primary education, taking into account the current context of the law, a s well as stressing the need for the practice of formation isomorphism.
Palavras-chave
formação docente, ensino primário, Moçambique