Actividades Complementares ao Currículo no Ensino Básico: Análise das percepções dos actores sobre as funções de gestão para a sua implementação no IIIº ciclo do Ensino Primário, entre 2018 à 2019

Resumo

Se levarmos em consideração que as Actividades Complementares ao Currículo (ACC´s) constituem elementos que agregam valor à educação dos alunos, então estas precisam de ser geridas de forma participativa e por vários intervenientes do processo educativo. A presente tese versa sobre as funções de gestão para a implementação das ACC´s no IIIº Ciclo do Ensino Primário. As funções referenciadas: Analisar, Decidir, Concretizar a decisão, Avaliar o desenvolvimento e os resultados que decorrem da decisão, Prosseguir, reorientar ou abandonar a decisão tomada, têm sido desenvolvidas a vários níveis de gestão (ROLDÃO & ALMEIDA (2018). Os principais teóricos utilizados nesta pesquisa foram SACRISTÁN (2000), ZABALZA (2000), GÓMEZ & SACRISTÁN (2007) e ROLDÃO & ALMEIDA (2018). O estudo foi orientado pela seguinte questão: Que percepções têm os actores sobre a gestão das ACC´s no ensino primário, concretamente no IIIº ciclo? O objectivo principal consistiu em analisar as percepções dos actores escolares face às funções de gestão para implementação destas actividades a partir de um estudo empírico realizado em uma escola do Ensino Primário, no Distrito Municipal KaMubukwane, ao longo de 2018 e 2019. A base metodológica de investigação foi a abordagem qualitativa usando procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. As fontes de pesquisa compreenderam as de natureza documental e os sujeitos que constituíram actores na implementação do currículo na escola. Da parte de fontes documentais destacam-se a Lei 4/83 de 23 de Março, a Lei 6/92 de 6 de Maio, a Lei 18/2018 de 28 de Dezembro, o Plano Estratégico da Educação, o Plano Curricular do Ensino Básico e os relatórios de actividades desenvolvidas na escola. Em relação aos sujeitos da pesquisa, destacam-se actores escolares (membros da direcção da escola: Director da escola e Director-Adjunto Escolar; professores; alunos e membros do Conselho de Escola) e de organizações da sociedade civil que desenvolvem ACC´s na escola. A pesquisa concluiu que as ACC‘s são uma componente de realce para a aprendizagem significativa para todos os alunos com maior destaque para aqueles que têm uma destreza diferenciada na aquisição de saberes inerentes ao currículo prescrito. Outrossim, o sucesso da sua implementação é assegurada pela democratização da escola. As tipologias das ACC‘s são uma selecção conjunta, predominando a valorização da participação dos diferentes actores escolares.

Descrição

If we take into account that the Complementary Activities to the Curriculum (ACC's) are elements that add value to the education of students, then they need to be managed in a participatory way and by various actors in the educational process. This thesis deals with the management functions for the implementation of ACC's in the 3rd Cycle of Primary Education. The referenced functions: Analyzing, Deciding, Implementing the decision, Evaluating the development and results that result from the decision, Proceeding, reorienting or abandoning the decision taken have been developed at various management levels (ROLDÃO & ALMEIDA (2018). The main theorists used in this research were SACRISTÁN (2000), ZABALZA (2000), GÓMEZ & SACRISTÁN (2007) and ROLDÃO & ALMEIDA (2018). The study was guided by the following question: What perceptions do actors have on the management of ACC's in primary education, specifically in the III Cycle? The main objective was to analyze the perceptions of school actors regarding the management functions for the implementation of these activities based on an empirical study carried out in a Primary School, in the KaMubukwane Municipal District, throughout 2018 and 2019 The methodological basis of investigation was the qualitative approach using observation procedures, document analysis and interviews. The research sources included those of a documentary nature and the subjects who constituted actors in the implementation of the curriculum at school. From the documentary sources, Law 4/83 of 23 March, Law 6/92 of 6 May, Law 18/2018 of 28 December, the Strategic Education Plan, the Basic Education Curriculum Plan and reports of activities carried out at school. In relation to the research subjects, the speeches of school actors (members of the school board: school director and Assistant School Director; teachers; students and members of the School Council) and civil society organizations that develop ACC' stand out at school. The research found that the ACC's are an important component for meaningful learning for all students, with greater emphasis on those who have a differentiated skill in acquiring knowledge inherent to the prescribed curriculum. Furthermore, the success of its implementation is ensured by the democratization of the school. The typologies of the ACC's are a joint selection, with a predominance of valuing the participation of different school actors.

Palavras-chave

Currículo, Gestão Escolar

Citação

Colecções